TEMAS GERAIS

CNJ reserva vagas de trabalho no Judiciário para mulheres

CNJ aprovou um ato normativo para reservar 5% das vagas de trabalho para as mulheres.

Em 11/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Gil Ferreira/Agência CNJ

Os órgãos do Poder Judiciário terão 90 dias para adaptar os contratos de prestação de serviço, e todos os editais de contratação devem prever a regra daqui em diante.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou hoje (11), em Brasília, um ato normativo para reservar 5% das vagas de trabalho terceirizado e continuado, de todos os tribunais do país, para mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade. 

Os órgãos do Poder Judiciário terão 90 dias para adaptar os contratos de prestação de serviço, e todos os editais de contratação devem prever a regra daqui em diante. A iniciativa foi denominada Programa Transformação. 

Pelo texto aprovado, deverão ser reservadas, no mínimo, 5% das vagas por parte de tribunais e conselhos nos contratos que possuam, pelo menos, 25 colaboradores para prestação de serviços contínuos em regime de dedicação exclusiva.

Mulheres pretas e pardas

“As vagas serão destinadas prioritariamente a mulheres pretas e pardas, em condição de especial vulnerabilidade econômico-social, egressas do sistema prisional, migrantes e refugiadas, em situação de rua, indígenas, mulheres do campo, assim como para pessoas trans e travestis”, informou o Conselho Nacional de Justiça. 

Segundo o relator do ato normativo, conselheiro Marcio Freitas, a ideia é que os tribunais busquem “parcerias com as secretarias de ações sociais e outras entidades públicas e privadas para obter esses cadastros necessários para fiscalização do cumprimento dessa norma”. 

Ela prevê, ainda, que o CNJ estabeleça indicadores relativos à equidade, diversidade e inclusão relativos a contratos de terceirização de serviços. O texto também obriga expressamente a paridade salarial entre homens e mulheres, bem como prevê a adoção, por todos os tribunais, de práticas de prevenção e de enfrentamento do assédio moral e sexual, entre outras medidas. (Agência Brasil)

Leia também:

Ataque a colégio em Goiás com facas e machadinha deixa feridos
Começam as inscrições para Casamento Comunitário na Serra
Rompimento de barragem provoca inundações no Ceará
Movimentos sociais têm assento em comitê para população de rua
Homem invade creche e mata quatro crianças em Blumenau
Chuvas levam mais 2 cidades do Acre a decretar emergência
> Ataque americano na Síria mata líder do Estado Islâmico
IBGE: número de trabalhadoras domésticas caiu em 10 anos
Estratégias ajudam a diminuir conflito entre fazendeiros e onças
Mais de 18 câmeras já estão operando em escolas de Aracruz
Brasil ganha 72 km² de território com recálculo de fronteiras
Idaf intensifica orientações sobre regularização de barragens
Em SP, ministro critica modelo de privatização da Eletrobras

TAGS:
CNJ | VAGAS | TRABALHO | JUDICIÁRIO | MULHERES