EDUCAÇÃO

Prazo para rematrículas vai até 12 de dezembro, em Vila Velha

Prazo para rematrículas na rede municipal de ensino foi estendido até o dia 12 de dezembro.

Em 01/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

A rematrícula online é uma inovação da Prefeitura de Vila Velha, que diminui as filas nas escolas e facilita o processo para os pais e responsáveis.

O prazo para rematrículas na rede municipal de ensino foi estendido e agora vai até o dia 12 de dezembro. Os responsáveis que ainda não realizaram, podem rematricular o aluno de forma online ou presencialmente nas secretarias escolares. 

Para realizar a rematricula remotamente, o responsável deve baixar o aplicativo “Vila Velha ON” ou então acessar o site (https://educacao.vilavelha.es.gov.br/). Após isso, o responsável tem até o dia 31 de janeiro para ir até a escola assinar a documentação e entregar o comprovante de residência atualizado e a declaração de atualização vacinal. 

A rematrícula online é uma inovação da Prefeitura de Vila Velha, que diminui as filas nas escolas e facilita o processo para os pais e responsáveis. Mas, aqueles que optarem por fazer presencialmente, podem procurar a escola e realizar a rematricula na secretaria. 

As demais datas do calendário escolar permanencem as mesmas.

Calendário de remanejamento e novas matrículas

O período de remanejamento, ou seja, quando um aluno precisa ser transferido para outra escola porque a atual não oferece a turma seguinte, acontece do dia 14 de dezembro a 6 de janeiro para os alunos das unidades municipais de Educação Infantil e de 27 de dezembro a 13 de janeiro para o Ensino Fundamental.

Já a efetivação de novas matrículas vão começar a partir de 16 de janeiro. As escolas entrarão em contato com os responsáveis por meio do número de telefone cadastrado, solicitando o comparecimento na unidade municipal. A chamada segue a ordem da lista de espera e é realizada de acordo com o número de vagas disponíveis.

Aquele responsável que deseja matricular a criança ou adolescente na rede municipal, deve procurar alguma unidade de ensino para realizar o cadastramento do estudante no Sistema de Gestão Escolar. O prazo é até o dia 31 de dezembro, ou então do dia 2 a 13 de janeiro ou após 1º de fevereiro.

Mais vagas disponíveis na rede municipal

Para 2023, a Prefeitura de Vila Velha vai oportunizar mais 1.400 vagas na rede municipal, com a inauguração de uma escola de Educação Infantil em Araçás e duas de Ensino Fundamental, uma em Vale Encantado e outra em Terra Vermelha.

A rede municipal já tem capacidade de atender mais de 56 mil alunos. Para 2022, Vila Velha já havia ampliado o número de vagas, com a inauguração de três escolas de Educação Infantil e uma de Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de ter municipalizado cinco escolas estaduais de Ensino Fundamental.

Ampliação do Tempo Integral

Outro grande investimento da Prefeitura de Vila Velha é a ampliação de escolas que ofertam o tempo integral. Em 2022, foram ofertadas mais 1.700 vagas, com mais cinco escolas oferecendo a jornada ampliada para os alunos. 

E para o próximo ano, novamente Vila Velha vai oportunizar mais vagas. O município foi aprovado e contemplado no PROETI, recebendo o repasse de R$ 2,2 milhões para o fomento de escolas de Ensino Fundamental de Tempo Integral. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Serra realiza VII Seminário de práticas pedagógicas inclusivas
Escola faz exposição de produtos confeccionados durante JEPP
Capoeira proporciona aprendizado para crianças em Vitória
Viana: Programa GERAR abre 24 vagas para curso gratuito
MEC divulga prazos para inscrições no Sisu, Prouni e Fies
Semana de Arte Moderna inspira atividades em Vitória
Educação de tempo integral de Cachoeiro é referência no ES
Estudantes participam de atividades ambientais em Vitória
Provas do Enade são aplicadas hoje (27), em todo o país
Vitória: Horta coletiva potencializa aprendizagem em escola
Prazo para pedir reaplicação do Enem termina nesta sexta

TAGS:
VILA VELHA | REMATRÍCULA | REDE MUNICIPAL | RESPONSÁVEL | INVESTIMENTO