MEIO AMBIENTE

Presidente Ricardo Alban inaugura estande da CNI na COP28

Brasil sai na frente por ter matriz energética limpa, com meio território coberto por florestas.

Em 04/12/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Iano Andrade/CNI

É a primeira vez que a indústria tem uma estrutura própria na Conferência do Clima. Até 12 de dezembro, o espaço receberá mais de 40 atividades.


Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, inaugurou oficialmente, no último sábado (2), o estande da CNI na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Na solenidade, que contou com a presença de ministros, governadores, senadores e deputados federais, Alban afirmou que este é o momento de mostrar que a indústria é parceira da sustentabilidade.

Para o presidente da CNI, é importante que, com a retomada econômica após a pandemia de covid-19, o Brasil seja celeiro de iniciativas inovadoras em transição energética e descarbonização. Ainda segundo ele, a agenda verde abre uma janela de oportunidades para o Brasil e que o “país não pode perder essa oportunidade”.

O Brasil larga na frente por ter uma matriz energética limpa e mais da metade do território coberto por florestas. Por isso, ao longo da COP28, a indústria brasileira se apresentará como potencial protagonista nos esforços globais rumo a uma economia de baixo carbono.

"A indústria brasileira hoje é uma esperança de que [o Brasil] vai dar certo”, disse Ricardo Alban.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou a parceria da CNI com o governo federal no desenvolvimento do país.

“O Brasil está equilibrando as suas contas, retomando o investimento público e voltando a gerar emprego e renda. É por isso que estamos muito focados na agenda do desenvolvimento, e a CNI tem sido uma grande parceira nessa construção, que é do diálogo institucional para prover cada vez mais investimento ao país”, apontou.

Reforçando a fala de Silvio Costa Filho, o senador Jaques Wagner reforçou que “viver melhor significa adotar a sustentabilidade tripla: econômica, social e ambiental” e elogiou a iniciativa da CNI de ter um espaço próprio na COP28.

Além do ministro de Portos e Aeroportos e do senador Jaques Wagner, participaram da solenidade:

- Ministro da Casa Cil, Rui Costa
- Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues
- Governador do Ceará, Elmano de Freitas
- Senadora Augusta Brito
- Senador Randolfe Rodrigues
- Senadora Eliziane Gama
- Deputada federal Benedita da Silvia
- Presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima

Andústria na COPs

Em participação recorde na COP28, com a presença de mais de 100 empresários, está é a primeira vez que a CNI tem um estande próprio na “Área Azul”, gerenciada pela ONU, onde ocorrem as negociações. No espaço, a confederação vem exibindo o trabalho que o setor faz há décadas para se tornar cada vez mais sustentável.

A estrutura conta com duas plantas industriais: uma para explicar como se produz o hidrogênio verde, no qual o Brasil é uma potência em ascensão; e outra para demonstrar como a semente de macaúba, palmeira nativa e disseminada pelo território brasileiro, pode se tornar um biocombustível.

Programação

Diariamente, especialistas, empresários industriais, representantes de governo e autoridades nacionais e internacionais se reunirão para discutir os avanços já alcançados pelo Brasil na agenda do clima e propor soluções para que o país consiga reduzir as emissões de gases de efeito estufa e acelerar a transição para uma economia de baixo carbono. (Com informações da AsImp/CNI)

>> Confira a agenda diária do estande da CNI na COP28!

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
VV lança equipamentos sustentáveis de educação ambiental
FUNBIO apoia Aracruz e anuncia recuperação do manguezal
Vila Velha reforça cercamento para preservação da restinga
Linhares realiza obras de manutenção pelo município
Bikes: Vila Velha ganha sistema de bicicletas compartilhadas
Linhares avança nas obras do complexo esportivo e cultural
Prefeitura de Aracruz vai realizar obras em ruas da Barra do Sahy
PMV: Gurigica vai receber novo campo de grama sintética
Viana: Nova Bethânia recebe última ordem para pavimentação 
São Mateus dá Ordem de Serviço para revitalização de praça
Cariacica: Secretaria de Obras avança em importantes obras 

TAGS:
COP28 | PRESIDENTE | AMBIENTE | CNI | ESTANDE | PROGRAMAÇÃO