MEIO AMBIENTE

Programa VixFlora promove ações ambientais com crianças

O Programa VixFlora promove ações ambientais com as crianças do Cajun Nova Palestina

Em 27/10/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

A ação faz parte do Programa VixFlora, que prevê a recuperação florestal em áreas como unidades de conservação, parques urbanos, toda a orla da capital e regiões ou bairros pouco atendidos com arborização urbana.

Plantar árvores, promover a recuperação da Mata Atlântica de encosta no Parque da Fonte Grande e conhecer mais desse bioma, além de contribuir para melhoria da qualidade de vida de todos vivenciam a cidade de Vitória, cotidianamente. Essas foram as missões cumpridas por um grupo de crianças de 6 a 11 anos atendidas pelo programa Caminhando Juntos (Cajun) de Nova Palestina, na Região da Grande São Pedro, na tarde desta terça-feira (24).

A ação faz parte do Programa VixFlora, que prevê a recuperação florestal em áreas como unidades de conservação, parques urbanos, toda a orla da capital e regiões ou bairros pouco atendidos com arborização urbana. O VixFlora compreende o plantio de uma muda por habitante da capital (322 mil mudas) de vegetação nativa dos diferentes ecossistemas da Mata Atlântica (restingas, manguezais, apicuns, matas de encostas, entre outras formações) existentes na cidade.

>> "Semana do Plástico" começará no domingo (22) em Jacaraípe

Durante a atividade, as crianças tiveram a oportunidade de entender o que é um berço que recebe a plantinha; quais são os procedimentos adotados para realizar o plantio, como o preparo do solo, a introdução dos nutrientes (adubo) e a mistura da terra para que a vegetação tenha um bom desenvolvimento; além da quantidade e do momento certo de fazer a irrigação. Foram plantadas espécies nativas da flora da mata atlântica como ipê, ipê-amarelo e pau-brasil.

As crianças também participaram de um momento de descobertas ao percorrem a Trilha da Pedra da Batata, com o objetivo de provocar olhares atentos à interpretação ambiental dentro da Mata Atlântica, e finalizou a atividade com a contemplação da paisagem a partir do Mirante do Sumaré, de onde é possível ter uma vista panorâmica de boa parte da Grande Vitória e região serrana. A ação foi realizada pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) Fonte Grande, da Gerência de Educação Ambiental da Semmam.

Estratégia 

Criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), na gestão do prefeito Lorenzo Pazolini, o programa faz parte do pacote de R$ 1 bilhão de investimentos da capital. "O VixFlora é a maior política pública na área ambiental de Vitória. Não é uma ação pontual, mas um programa de gestão ambiental que envolve planejamento, parcerias, captação de recursos e organização de equipes técnicas", afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, de número 13, que indica ações de combate às mudanças climáticas, o secretário de Meio Ambiente enfatiza que:

"A recuperação da cobertura vegetal em Vitória com o plantio de mudas de espécies da flora nativa da Mata Atlântica é uma das principais alternativas para conservação da biodiversidade, recuperação de nascentes, redução da erosão e de riscos de acidentes geológicos, redução do carreamento de solo que alcançam as redes de drenagem urbana, o sequestro de carbono, e fazem parte das estratégias de ações da Prefeitura quanto ao enfrentamento e à adaptação da cidade no que diz respeito às mudanças climática".

O secretário ainda indica que, por meio de ações de reflorestamento e ordenamento do território e, ao agrupar todas as iniciativas atuais e futuras de recuperação florestal no município, o VixFlora resultará na redução efetiva de áreas sujeitas a riscos, reduzindo os efeitos negativos para a população e para o meio ambiente. Para mais informações acessar o Portal Interativo de Educação Ambiental, InterageVix. (Secom/PMV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
"Semana do Plástico" começará no domingo (22) em Jacaraípe
Suzano promove plantio de espécies nativas em Cachoeiro
Brasil perde 15% de florestas naturais em quase 40 anos
Governo anuncia plantio de 20 milhões de árvores em todo ES
Ibama estabelece diretrizes de ações ambientais para 2024
Prefeitura de Aracruz apreende rede de pesca de 400 metros
Situação do Amazonas é ‘bastante perigosa’, diz Marina
Suzano, Box Print e Merck se unem contra emissão de carbono
Ibama envia veterinários para atender botos no Amazonas
Ação mobiliza crianças em mutirão de limpeza em Camburi

TAGS:
VITÓRIA | VIXFLORA | CRIANÇAS | AÇÕES | AMBIENTE