AGROPECUÁRIA

Rebanho do Espírito Santo deve ser atualizado em novembro

Governo do ES instituiu o calendário da campanha de atualização cadastral de rebanhos.

Em 27/09/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

O gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Raoni Cipriano, explica que o procedimento substituirá as etapas de vacinação contra febre aftosa e contempla a obrigatoriedade de atualização cadastral de múltiplas espécies.

O Governo do Espírito Santo instituiu o calendário oficial da campanha de atualização cadastral de rebanhos no Estado. A definição está prevista na Portaria nº 035-R/2023 e, excepcionalmente em 2023, acontecerá de 1º de novembro a 31 de dezembro.

O gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Raoni Cipriano, explica que o procedimento substituirá as etapas de vacinação contra febre aftosa e contempla a obrigatoriedade de atualização cadastral de múltiplas espécies.

>> Anchieta: Saúde alerta para cuidados contra raiva animal

“O Espírito Santo está no momento de desenvolver ações que fortaleçam seu sistema de vigilância para manter o Estado livre de enfermidades e inclusive para pleitear o reconhecimento internacional do status de “livre de febre aftosa sem vacinação, cumprindo os compromissos do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) e possibilitando a ampliação dos mercados para os produtos capixabas”, disse Cipriano.

Para o médico-veterinário do Idaf José Dias Porto Júnior, responsável no Instituto pelo Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, o cadastro será fundamental para que a base de dados cadastrais do rebanho capixaba esteja sempre atualizada e condizente com a realidade a campo, permitindo o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à saúde animal.

A atualização cadastral é obrigatória para todos os produtores rurais com criações de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos, equinos, asininos, muares, aves, animais aquáticos e abelhas. Em relação às aves e aos suínos, a atualização aplica-se apenas às criações de subsistência.

O procedimento deverá ser feito pelo Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), que os criadores já utilizam para gestão dos dados de criação e movimentação de animais.

Em caso de não atualização cadastral dentro do prazo, a propriedade será considerada inadimplente e impedida de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). (As informações são da Idaf) 

Leia também: 

Anchieta: Saúde alerta para cuidados contra raiva animal
Cachoeiro: Exposul Rural começa nesta quinta-feira (4)
Exposul Rural 2023 começa na próxima semana em Cachoeiro
Secretaria de Agricultura da Serra alerta sobre raiva pecuária
Pará confirma caso de vaca louca no interior do estado
Idaf: Espírito Santo está em alerta contra Influenza Aviária
Transporte é ponto desafiador no bem-estar dos bovinos
Vacinação contra febre aftosa é prorrogada outra vez no ES
Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada
Exposição Agropecuária de Aracruz será em setembro
Linhares lançará programa municipal de incentivo a Pecuária

TAGS:
GOVERNO/ES | CALENDÁRIO | CAMPANHA | REBANHOS | ESPÍRITO SANTO