SAÚDE

Trabalho de enfermeiras obstétricas pode ajudar salvar vidas

São profissionais com competência para realizar assistência obstétrica, além de enfermagem.

Em 18/01/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Freepik

Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) revela a importância dessas profissionais que oferecem assistência no pré-natal, parto e puerpério.

A gravidez é o momento em que uma nova fase se inicia na vida da mulher. Nesse período, todos os esforços devem estar voltados para o bem-estar da mãe e do bebê. Parte importante dessa missão é cumprida por obstetras e profissionais ainda pouco conhecidas: as enfermeiras obstétricas. Essas profissionais, titulares de diploma ou certificado de enfermeira obstétrica, têm a competência legal para realizar assistência obstétrica, além de todas as atividades de enfermagem.

A pesquisa Infográfico Fotografia da Obstetrícia no Brasil, feita pela Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) e apresentada no final do ano passado em conjunto com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), contribuiu para uma melhor compreensão da realidade obstétrica no país. Estima-se que intervenções qualificadas da enfermagem possam salvar anualmente 4,3 milhões de vidas em todo o mundo.

O estudo identifica ainda a necessidade de formação de mais enfermeiras obstétricas no Brasil. As profissionais são responsáveis pela assistência ao pré-natal, parto e puerpério. Mais que assistentes dos obstetras na hora do parto, elas auxiliam as mães durante todo o processo da gravidez.

“Dar o auxílio desde o pré-parto até a saída do hospital é a nossa função. Contribuímos de forma importante para a humanização desse momento, tornando-o menos doloroso e cansativo para a mãe”, explica a enfermeira obstétrica da Maternidade Unimed Vitória Clarice Aparecida Martins.

Clarice detalha que é capacitada para realizar partos de baixo risco e que trabalha junto a equipes de obstetras.

“Temos todo apoio e suporte da equipe médica. Nos tornamos parte essencial da equipe, estamos voltadas para humanização, cuidados e orientação na gestação durante o parto e no puerpério, nosso cuidado é diferenciado”.

Além de um time de obstetras, na Maternidade Unimed Vitória todas as enfermeiras são obstétricas, inclusive no Pronto Atendimento da unidade. Com assistência exclusiva às mulheres, nas especialidades de ginecologia e obstetrícia, a maternidade proporciona agilidade na assistência às gestantes com plantonistas e enfermeiros obstetras 24 horas. (Por Marcella Andrade)

Leia também:

"A pandemia está longe de acabar", diz o diretor da OMS
Ação para testagem rápida para Covid-19 continua na Serra
Síndromes respiratórias afastam 89 profissionais em Linhares
Vila Velha ​abre agendamento on-line da vacinação infantil
Cariacica é o município que mais realizou testes de Covid-19
Vitória abre agenda online para teste rápido de Covid-19
Covid: Vitória abre novo agendamento para vacinação infantil
Saúde antecipa entrega de terceiro lote de vacinas pediátricas
Estudo: 4ª dose de vacina contra covid não segura ômicron
Prefeitura de João Neiva amplia horário de vacinação até 19h:30

TAGS: 
ENFERMEIRAS | GERIÁTRICAS | TRABAÇHO | ASSISTÊNCIA | COMPETÊNCIA