SAÚDE

Cariacica é o município que mais realizou testes de Covid-19

O município é campeão em testagens de Covid-19 no Estado com 8014 exames realizados

Em 18/01/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Claudio Postay/PMC

Vale ressaltar que, em Cariacica, os testes rápidos para confirmar ou não a contaminação por Covid-19 podem ser feitos durante toda semana, inclusive aos finais de semana e feriados.

Cariacica é o município campeão em testagens de Covid-19 no Estado com 8014 exames realizados entre os dias 1º e 16 de janeiro deste ano. Atingir essa marca é importante porque, quanto antes o paciente souber de está ou não infectado, mais rápido pode começar o acompanhamento e tomar as medidas para conter o avanço do coronavírus.

No período, a Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) realizou 8.014, sendo 6.610 testes rápidos e 1.404 exames de PRC.

“Em Cariacica estamos mobilizados para realizar a testagem da população. Temos testes disponíveis em todas as unidades de saúde. Se o munícipe apresentar algum sintoma gripal ou teve contato com alguma pessoa suspeita ou com Covid confirmado procure uma de nossas unidades de saúde e realize o teste quanto antes para quebrar a cadeia de transmissão do vírus. Somos o município que mais testou esse ano no estado do Espírito Santo”, salientou Roberta Goltara, secretária municipal de Saúde.

Vale ressaltar que, em Cariacica, os testes rápidos para confirmar ou não a contaminação por Covid-19 podem ser feitos durante toda semana, inclusive aos finais de semana e feriados. E não é necessário sentir sintomas fortes para se submeter ao exame.

A testagem é simples e pode ser feita em qualquer uma das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira. O resultado sai em até 20 minutos. Não é preciso agendar, nem é necessário encaminhamento.

Onde testar

A testagem é oferecida em todas as 30 Unidades Básicas de Saúde de Cariacica, de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana a oferta é no Centro de Testagem de Itaquari e na UBS de Flexal.

Não é preciso fazer agendamento, nem apresentar encaminhamento. No entanto, devido à alta demanda, haverá limite diário de testes oferecidos, de acordo com a procura no local. 

Confira abaixo os horários e locais.

De segunda a sexta-feira

  • 7h às 15h30: UBS de Alto Lage, Bela Vista, Campo Verde, Cariacica-Sede, Flexal II, Itapemirim, Jardim América, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Operário, Oriente, Padre Gabriel, Porto de Santana, Santa Luzia, Santana, São Geraldo, São João Batista, Sotelândia e Vila Graúna.
  • 7h às 18h30: UBS de Bela Aurora, Itaquari, Rio Marinho, Santa Bárbara, Santa Fé, São Francisco e Valparaíso.

Todos os dias (domingo a domingo)

  • 8h30 às 17h30, no Centro de Testagem de Itaquari
  • 7h às 19 horas, na UBS de Flexal.

Demais pontos

Os moradores de Cariacica também podem contar com dois pontos externos de testagem, do Governo do Estado, que funcionam de segunda sexta-feira: na Ceasa, das 8h às 15h30; e no Terminal de Jardim América, das 12h às 20 horas. (Semco/PMC)

Leia também:

Vitória abre agenda online para teste rápido de Covid-19
Covid: Vitória abre novo agendamento para vacinação infantil
Saúde antecipa entrega de terceiro lote de vacinas pediátricas
Estudo: 4ª dose de vacina contra covid não segura ômicron
Prefeitura de João Neiva amplia horário de vacinação até 19h:30
Inglaterra estende dose de reforço contra covid para 16/17 anos
Serra abre agendamento para vacinar crianças contra Covid
Um ano de vacinação e 70% dos brasileiros tomaram 2 doses
Covid-19: Brasil registra 23 milhões de casos e 621 mil mortes
Nova etapa do Estudo Viana Vacinada oferta dose de reforço

TAGS: 
TESTE | COVID-19 | CARIACICA | SEMUS | EXAMES