POLÍTICA INTERNACIONAL

Ucrânia diz que acordo pode ser possível em cerca de 10 dias

O ministro da Defesa da Ucrânia, afirmou que a Rússia já perdeu mais de 14 mil soldados.

Em 17/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reuters

Segundo o conselheiro do presidente Volodymyr Zelenski, após o fim dos combates, não haverá mais nenhuma relação diplomática positiva entre as duas nações.

O chefe negociador da Ucrânia nas conversas com a Rússia, Mykhailo Podolyak, afirmou nesta quinta-feira, 17, que um acordo para por fim aos ataques no país pode ser possível em cerca de 10 dias.

"Poderiam ser necessários poucos dias, mais ou menos uma semana e meia, para encontrar um acordo sobre os pontos mais controversos. A assinatura de um acordo colocará fim à fase aguda do conflito, nos permitirá honrar todos aqueles que foram assassinados e iniciar a reconstrução do país. Mas, duvido que para os ucranianos a guerra vai acabar ali, não depois de tudo que passamos", disse em entrevista à mídia polonesa.

Segundo o conselheiro do presidente Volodymyr Zelenski, após o fim dos combates, não haverá mais nenhuma relação diplomática positiva entre as duas nações.

"Não se pode voltar ao passado e falar de 'países irmãos'. Os pontos disso foram todos explodidos. Criaremos uma fronteira forte e trataremos a Rússia com a frieza que merece um país que invadiu a nossa casa para nos matar", acrescentou.

Voltando às negociações, Podolyak explicou que além das duas delegações principais que se reúnem na mesa de debates, "há numerosas subcomissões que se concentram sobre a resolução de temas específicos".

"Há questões humanitárias, como os corredores de evacuação, econômicas e legais. Essas últimas são particularmente importantes porque precisam de um acordo assinado que não contrarie os acordos internacionais e as constituições de ambos os países", explicou o representante.

Sobre a mudança dos encontros entre as delegações da maneira presencial para virtual, Podolyak explicou que a alteração foi necessária por conta "da perda de muito tempo" para fazer as viagens por conta dos combates.

Mortes russas

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, afirmou que a Rússia já perdeu mais de 14 mil soldados em três semanas de combates.

Moscou não confirma os números, mas se for verdade, isso já é maior do que toda a invasão da antiga União Soviética no Afeganistão na década de 1980, que durou cerca de 10 anos.

"Rússia já perdeu mais soldados do que na guerra da Chechênia e do Afeganistão, com 14 mil mortes, mais de 450 tanques e blindados destruídos, 750 aviões foram derrubados e nós matamos vários de seus generais", disse Reznikov. (Ansa)

Leia também:

Rússia e Ucrânia iniciam uma nova rodada de negociações
União Europeia pode duplicar verba para ajuda militar à Ucrânia
Volodmir Zelenski quer negociar com Putin por fim da guerra
Reunião entre Rússia e Ucrânia tem pequenos passos positivos
Rússia anuncia cessar-fogo temporário para retirada de civis
Itália confisca 140 milhões de euros em bens de oligarcas russos
Putin pediu que vizinhos da Rússia não aumentem as tensões
Ucrânia: Brasil vai manter posição de equilíbrio, diz Bolsonaro
Geórgia formaliza pedido de ingresso na União Europeia
Rússia e Ucrânia concordam com corredor humanitário

TAGS:
UCRÂNIA | RÚSSIA | GUERRA | ACORDO | ATAQUES