POLÍTICA INTERNACIONAL

Volodmir Zelenski quer negociar com Putin por fim da guerra

Zelenski voltou a afirmar estar preparado para fazer as concessões para terminar a guerra.

Em 10/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reuters

Em entrevista ao jornal alemão Bild, Zelenski declarou que as concessões não podiam configurar uma "traição" ao país, mas que é possível ceder até certo ponto às exigências russas caso "o outro lado" decida se comprometer.

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, voltou a afirmar na quarta-feira, 9, estar preparado para fazer concessões para terminar a guerra com a Rússia.

Em entrevista ao jornal alemão Bild, Zelenski declarou que as concessões não podiam configurar uma "traição" ao país, mas que é possível ceder até certo ponto às exigências russas caso "o outro lado" decida se comprometer.

"Concessões podem ser feitas, mas não devem ser a traição do meu país. E o outro lado também deve estar preparado para se comprometer - é por isso que eles são chamados de concessões. Esta é a única maneira de sair desta situação", disse o presidente ucraniano.

A fala veio após um questionamento se a Ucrânia estaria disposta a reconhecer a região de Donbass como independente e a Crimeia parte da Rússia, duas das exigências do Kremlin para remover as tropas do território ucraniano.

A declaração foi na véspera do encontro entre os chanceleres da Rússia e da Ucrânia, que aconteceu na Turquia e terminou sem acordo.  Zelenski disse ainda que apenas com uma conversa direta entre ele e Vladimir Putin o conflito pode ser encerrado.

"Ainda não podemos falar sobre os detalhes. Ainda não tivemos contato direto entre os presidentes. Somente após as conversas diretas entre os dois presidentes podemos acabar com essa guerra", declarou.

Nesta quinta-feira,  o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmu que Putin não recusaria uma reunião  para discutir questões "específicas". (Estadão Conteúdo com informações da Reuters)

Leia também:

Reunião entre Rússia e Ucrânia tem pequenos passos positivos
Rússia anuncia cessar-fogo temporário para retirada de civis
Itália confisca 140 milhões de euros em bens de oligarcas russos
Putin pediu que vizinhos da Rússia não aumentem as tensões
Ucrânia: Brasil vai manter posição de equilíbrio, diz Bolsonaro
Geórgia formaliza pedido de ingresso na União Europeia
Rússia e Ucrânia concordam com corredor humanitário
Reunião: Ucrânia exige cessar-fogo e corredores humanitários
Rússia pretende levar operação militar até o fim, diz Lavrov
Lavrov diz que única alternativa a sanções seria guerra nuclear

TAGS:
UCRÂNIA | RÚSSIA | GUERRA | CONCESSÕES | NEGOCIAR