CIDADE

Vitória forma profissionais mais capacitados para o mercado

A Prefeitura de Vitória forma profissionais mais capacitados para o mercado de trabalho.

Em 22/03/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

Na sexta-feira, será a conclusão da turma de Técnicas de Confeitaria Básica, também no Senac. As alunas também estão muito empolgadas com as perspectivas de geração de renda e mesmo de colocação no mercado formal de trabalho. 

Aos 44 anos de idade, Eliane Rogério Costa está animada para começar um novo desafio profissional, como sócia de uma amiga em um salão de beleza.

"Quero crescer na área da estética, conquistar muitas clientes e ter uma condição financeira melhor", diz.

Ela visualizou as oportunidades de crescimento no curso de Design de Sobrancelha com Henna, ofertado pelo projeto "Trabalho Qualificado, Atendimento Aprovado", da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

Eliane representa a perspectiva das colegas de curso, que foi concluído na manhã desta quarta-feira (22).

"As alunas estão prontas para o sucesso. Aqui, além das técnicas do design de sobrancelha, elas aprenderam sobre empreendedorismo, qualidade do atendimento, imagem pessoal e todas as normas e exigências, como o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e de higienização, que envolvem a atividade profissional", conta o instrutor Antônio Coimbra. 

Ele atua há 15 anos no Senac, onde o curso foi realizado. O Senac é parceiro da Prefeitura de Vitória neste projeto de qualificação. Alunas modelos aprovaram a habilidade das novas profissionais:

"Elas são ótimas ! Parece que são profissionais bem mais experientes", diz Evaldeti Luzia Costa, de 61 anos, que foi aluna modelo pela primeira vez nesse curso. 

Confeitaria Básica

Na sexta-feira, será a conclusão da turma de Técnicas de Confeitaria Básica, também no Senac. As alunas também estão muito empolgadas com as perspectivas de geração de renda e mesmo de colocação no mercado formal de trabalho. 

"Muitas alunas já estão empreendendo, já estão obtendo uma renda a mais para a família. Para mim, é gratificante saber que elas já estão preparadas para esse mercado, que é muito abrangente, mas também é muito competitivo", diz a chefe de cozinha Fabiani de Martin, instrutora no Senac há 16 anos. 

Trabalho Qualificado, Atendimento Aprovado

Lançado em junho do ano passado, o projeto representa o investimento de R$ 585.160,43 da Prefeitura de Vitória. São 33 cursos profissionalizantes gratuitos, em áreas como gastronomia, beleza, administração, confecção, mecânica, tecnologia, construção civil, turismo, comércio, entre outras. A iniciativa conta com a parceria do Senai e do Senac, onde os cursos são realizados. 

Os recursos são do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor e Vitória é o único município no Estado que utiliza estes recursos para investir na cidade e na melhoria das relações de consumo entre o prestador de serviços e o cliente final por meio da formação e aperfeiçoamento profissional.

"Tenho orgulho de gerenciar um.projeto que vejo diariamente mudar a vida das pessoas. Através da qualificação profissional, levamos conhecimento, esperança, um sopro de força para mudar vidas e fomentar o trabalho", diz Thalyta Coutinho, gerente de Qualificação Profissional da Semcid. (Secom/PMV)

Leia também:

Viana autoriza instalação do maior loteamento logístico do ES
Guarapari anuncia medidas de valorização na Educação
Viana e Governo ES investem em macrodrenagem e segurança
Dr. Coutinho inaugura praça na comunidade da Vila do Riacho
Prefeitura moderniza Código de Obras de Cachoeiro
Com novo PDM, Serra aposta no dinamismo da cidade
Assinada OS para retomada das obras do Complexo de Saúde
Praias e praças de Anchieta irão ganhar novos playgrounds
Cachoeiro investe R$ 2,8 milhões na rede de assistência social
Procon Viana promove ação para orientar os consumidores
Dia do Consumidor: confira as dicas do Procon Serra

TAGS:
VITÓRIA | PROFISSIONAIS | CAPACITADOS | MERCADO DE TRABALHO | CURSO