TEMAS GERAIS

Vitória intensifica as ações contra o trabalho infantil

Os trabalhadores da Semas realizaram uma ação de mobilização, na subida da Terceira Ponte

Em 20/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Durante a ação, uma equipe atuou na abordagem para identificação e cadastramento das crianças e adolescentes em trabalho infantil.

O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil é 12 de junho, mas, para as equipes da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas) o enfrentamento a essa triste realidade deve ser feito todos os dias. Por isso, nessa quinta-feira (13) os trabalhadores da Semas realizaram uma ação de mobilização, na subida da Terceira Ponte (Ponte Darcy Castelo de Mendonça), no sentido Vitória para Vila Velha, para sensibilizar e motivar a reflexão por parte da sociedade sobre as consequências negativas do trabalho infantil. 

O movimento vai se repetir no próximo dia 24, das 17 às 19 horas. 

De acordo com a gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Fabíola Calazans, a ação tem como objetivo contribuir com a desnaturalização do trabalho infantil e identificar crianças e adolescentes nesta violação de direitos, buscando estratégias para inseri-los nos serviços da rede socioassistencial e intersetorial. 

 "Precisamos despertar a sociedade sobre os malefícios do trabalho infantil. É preciso fomentar uma consciência coletiva de proteção e preservação da infância. É fundamental garantir às crianças e aos adolescentes o direito a vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento", ressaltou Fabíola.

A ação reuniu os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas): assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, pedagogos, terapeutas ocupacionais e instrutores de oficinas dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além de profissionais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Vitória. 

Cadastramento

Durante a ação, uma equipe atuou na abordagem para identificação e cadastramento das crianças e adolescentes em trabalho infantil. Enquanto, outro grupo trabalhou junto aos motoristas que trafegavam pelo local, com a distribuição de materiais informativos. 

 Nessa ação de alerta, a equipe da Semas está contando o símbolo da campanha de combate ao trabalho infantil (cata-ventos), faixas com informações sobre o trabalho infantil, folders com informações objetivas e sobre os canais de denúncia. Além disso, até o dia 24 de abril o painel eletrônico da Rodosol vai exibir a frase: "Trabalho Infantil é Crime. Ajude a acabar com essa prática". 

Em Vitória, no último trimestre de 2022 foram registrados 232 casos. Com base nesses dados, a concentração de trabalho infantil está na faixa etária 0-5 anos, com17 casos (7,32%), 06-14 anos, são 118 casos

 (50,86%); e 15 -17 anos, são 97 casos (41,81%).

Do total de casos registrados, 190 (81,89%) são de crianças e adolescentes de gênero masculino e, 42 (18,10%) feminino. Em 2021, o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil foi de 235. Em 2023, foram contabilizados 199 casos.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, informou que além das ações de mobilização em espaços públicos, a Semas atua intensamente para garantia da proteção de crianças e adolescentes do trabalho infantil.

"Submeter crianças e adolescentes ao trabalho é aumentar os riscos de todo tipo de violência e deixar marcas na infância, que muitas vezes, tornam-se irreversíveis e que podem perdurar até a vida adulta. Enquanto tiver uma criança em trabalho infantil, nosso objetivo ainda não terá sido alcançado. Precisamos que a sociedade entenda os riscos e consequências do trabalho infantil e repita que o melhor é que todas as crianças  estejam brincando e estudando", reforça Cintya Schulz. (Secom/PMV)

Leia também:

EUA: Elton John pede “pé no acelerador” na luta contra a Aids
Ondas de calor recorde matam 15 pessoas na Índia e Tailândia
População da Índia vai superar a da China nos próximos meses
 > Governo mapeia 14 mil áreas com alto risco de deslizamento
Correios reestrutura sua carteira de imóveis abandonados
MST ocupa fazenda utilizada pela Suzano no Espírito Santo
STF publica decisão sobre revisão de toda vida de aposentadorias
Agentes penitenciários anunciam paralisação nesta sexta-feira
> ​Prefeitura lança um novo portal turístico para Vila Velha
Prefeitura de Nova Venécia vai implantar programa Morar Legal
Governo proibirá contratos com empresas envolvidas em atos

TAGS:
VITÓRIA | AÇÕES | TRABALHO INFANTIL | SEMAS | TRABALHADORES