CIDADE

Vila Velha transforma pontos viciados de lixo em belos jardins

O recolhimento de lixo em local inapropriado gera uma despesa enorme para o município.

Em 26/05/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Os jardins geram economia para o município, tendo em vista que não haverá lixo e entulhos a serem recolhidos naquele local, como outrora.

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, vem transformando pontos viciados de lixo em belos jardins ecológicos. Além de embelezar o ambiente, dar a sensação de bem-estar e relaxamento, os jardins geram economia para o município, tendo em vista que não haverá lixo e entulhos a serem recolhidos naquele local, como outrora. 

O recolhimento de lixo e entulhos em local inapropriado gera uma despesa enorme para o município, produzindo diariamente 590 toneladas de lixo (inertes, domiciliares, canais e pontos viciados). Desse total, 35% é apenas dos pontos viciados de lixo, incluindo gastos com o transbordo e a destinação final desses resíduos. 

Diariamente são realizados serviços de limpeza em pelo menos 30 pontos da cidade em que há o descarte inadequado do lixo, sendo que os mais recorrentes são nos bairros Divino Espírito Santo, Cristóvão Colombo e Praia da Costa.

A transformação de pontos viciados de lixo em jardins gera economia para a municipalidade, não apenas pela redução de gastos com recolhimento e destinação do lixo, mas, sobretudo, porque os jardins ecológicos não demandam muitos recursos para a implantação, pois as plantas são cultivadas no viveiro municipal e a adubação é feita por meio da compostagem de restos de troncos e galhos, resultantes dos serviços de corte e poda de árvores, realizados pela própria secretaria.

Pontos viciados de lixo já foram transformados em jardins ecológicos em Itapuã, São Torquato e Argolas, dentre outros bairros. O objetivo é implantar em vários outros locais.

O secretário de Serviços Urbanos, Anadelso Pereira, explica que o descarte inadequado do lixo gera impactos negativos no âmbito social, ambiental, econômico e, principalmente, para a saúde da população:

“É importante que os munícipes descartem o lixo nos locais e horários apropriados. Dessa forma, além de cuidar da saúde e bem-estar de nossa cidade, estaremos gerando economia para o município, podendo investir em outras áreas”, finalizou. (Com informações da Semco)

Leia também:

Vila Velha abre portas para trabalho formal ou empreendedor
Prefeito de Vila Velha visita obras nos bairros da Região 5
Vila Velha vacinará mais de 10 mil pessoas com Coronavac
Vila Velha entrega Cartão Bolsa Aluno nesta terça-feira (18)
Vila Velha avança no Programa Cidade Empreendedora
Prefeitura vai ajudar instituições que cuidam de crianças
Prefeitura de Vila Velha vai instalar lâmpadas de Led na orla
Vila Velha lança projeto de atenção emocional do professor
Prefeitura retira 30 toneladas de lixo dos canais de Vila Velha

TAGS:
AUXÍLIO | SOLIDARIEDADE | ALIMENTO | SAÚDE | EMPREGOS | CIDADE | PANDEMIA