CIDADE

Vitória faz ações de combate à violência contra os idosos

A data de 15 de junho marca o Dia Nacional de Combate à Violência contra pessoas idosas.

Em 11/06/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

Diante disso, anualmente, a rede de atendimento de Vitória soma esforços em ações espalhadas pela cidade, chamando a atenção para esse fato.

A data de 15 de junho marca o Dia Nacional de Combate à Violência contra o Idoso, quando as ações de enfrentamento a esses casos e de conscientização para um envelhecimento saudável da população são reforçadas. Em Vitória, não é diferente.

Para se ter uma ideia, no período de 1º de junho de 2020 a 1º de junho de 2021, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) da capital acompanharam 571 idosos em violação de direitos. Destes, 73% são mulheres e 27%, homens.

São vários os tipos de violência: negligência (caracterizada por descuido, desatenção aos cuidados em saúde, administração de medicações, cuidado do corpo, alimentação e atos de omissão e abandono); financeira (uso ilegal ou inapropriado de fundos, propriedades ou bens do idoso); agressão verbal e ameaça (medidas que possam causar angústia, dor ou aflição no idoso).

Diante disso, anualmente, a rede de atendimento de Vitória soma esforços em ações espalhadas pela cidade, chamando a atenção dos munícipes para esse fato e divulgando os canais de denúncia. Haverá esquetes com atores retratando a violência contra os idosos, exibição de faixas com canais de denúncia (Disque 100, 156 e Creas) e abordagens orientativas aos condutores.

Acompanhamento

Os Creas realizam o acompanhamento ao público em dois serviços: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e o Serviço de Proteção Social Especial a Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias em Domicílio (SEAD).

O idoso é acompanhado sistematicamente por equipe multidisciplinar, onde são pensadas estratégias de fortalecimento do vínculo familiar e comunitário dos membros da família e dadas orientações sobre o envelhecimento e o cuidado a ser dispensado pela família, além de intervenções relacionadas a acessos a benefícios sociais.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Vitória (Semas) oferta, ainda, várias atividades nos Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), onde são desenvolvidas ações voltadas para a qualidade de vida do idoso durante o processo de envelhecimento.

Leia também:

Prefeitura de Vitória recolhe 3 mil ton de lixo irregular por mês
Mega-ação retira mais 28 ton de resíduos da baía de Vitória
Vitória abre agenda para vacinar professores de 40 a 59 anos
Prefeitura retira 111 toneladas de resíduos da baía de Vitória
Prefeitura leva mais iluminação e segurança para São Pedro
Vitória abre agenda para vacinar idosos com 65 anos e saúde
Pesquisa mostra variação de 225% no valor do álcool em gel
Ajuda: Vitória alerta sobre os sinais da violência sexual infantil
Maio Laranja realiza ação educativa na feira de Maria Ortiz
Alunos do 6º ao 9º ano Fundamental voltam às salas de aula
Guarda Municipal de Vitória recebe mais seis novos veículos
Moradores de Vitória pedem consciência no descarte do lixo
Pré-candidatos a diretores de escola têm live sobre gestão
Vitória entrega novos cartões do AME nesta sexta-feira (21)
Parque Moscoso recebe cuidados para o conforto do público
Prefeitura de Vitória entrega novas casas no bairro Conquista

TAGS:
PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS | IPVA | GOVERNO