ESPORTE NACIONAL

7º Polenta Off Road tem largada sábado (27) em Venda Nova

O Show com a Banda Moustache acontecerá às 19h da sexta-feira (26, no palco do Polentão.

Em 26/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Banda Moustache

Além das competições, o Polenta Off Road reserva uma programação especial para os espectadores que desejam acompanhar de perto toda a movimentação no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”.

O aguardado 7º Polenta Off Road agita a cidade de Venda Nova do Imigrante (27), nas Montanhas Capixabas. A competição, que conta com seis modalidades, terá início neste sábado (27). O evento, organizado pelo Trail Clube Mata Atlântica (TCMA) com o apoio da Prefeitura e Governo do Estado do Espírito Santo, registrou mais de 600 participantes de todo o Brasil nessa edição.

Até o próximo domingo (28), os participantes terão a oportunidade de testar suas habilidades em percursos de aproximadamente mil quilômetros, atravessando diversas cidades da região Serrana capixaba. As modalidades em destaque são: enduro, enduro de regularidade, bike MTB, trail run, big trail e 4x4 UTV (passeio).

A competição promete momentos de adrenalina e emoção para os amantes de esportes radicais. Os primeiros colocados de cada modalidade serão premiados com troféus, e todos os inscritos receberão medalhas de participação.

Festividades

Além das competições, o Polenta Off Road reserva uma programação especial para os espectadores que desejam acompanhar de perto toda a movimentação no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”. A abertura ocorreu ontem (25), com início do funcionamento da praça de alimentação e do festival de cervejas artesanais.

Hoje (26) o evento será marcado pela feira da agricultura familiar, entrega de materiais e a abertura oficial da 2ª Feira da Aventura das Montanhas Capixabas (*Saiba mais abaixo), com apresentação da Banda Moustache às 19h.

Amanhã (27), além da largada do 34º Enduro Nacional da Polenta, os visitantes poderão desfrutar da praça de alimentação e do festival de cervejas. Durante o dia, haverá diversas largadas de diferentes modalidades. À noite, o público poderá se divertir com um show de Rato Ventania, além de prestigiar o Mini Tombo da Polenta e as apresentações de Pablo Muniz e Matheus da Acordeon.

No domingo (28), último dia do evento, será possível acompanhar mais largadas e competições, incluindo o Enduro e o Trail Run. Além disso, a 2ª Feira da Aventura continuará aberta, e serão realizadas premiações para Trail Run e Bike MTB. O encerramento contará com uma apresentação cultural seguida de um show com Mulekagem do Samba.

Vale ressaltar que a entrada será gratuita durante todos os dias do evento e que está proibida a entrada de veículos não-credenciados no Centro de Eventos.

Feira de Aventura das Montanhas Capixabas

A 2ª Feira de Aventura das Montanhas Capixabas acontece paralelamente ao 7º Polenta Off Road, no "Polentão". O evento irá criar um ambiente de negócios para a cadeia produtiva envolvida no segmento, que vai desde vendedores de meias até empresas de equipamentos de aventura. São 40 stands com empreendedores de todo o Estado.

O objetivo é fomentar o mercado de turismo de aventura e criar oportunidades para apresentação de produtos e serviços. Segundo Marco Grillo, voluntário e colaborador do TCMA, a Feira é uma ótima oportunidade para gerar negócios e movimentar a economia da região e do Estado.

Temos uma cadeia produtiva muito grande envolvida, por isto o Polenta Off Road desde 2022 foi além do lazer, do entretenimento e da divulgação do lugar durante a competição. Vimos oportunidade também de gerar negócios”, ressalta Grillo.

Durante a Feira, o público visitante conhecerá diversas modalidades de práticas de esportes de aventura e destinos do Espírito Santo e poderá experimentar uma enorme variedade de produtos e serviços relacionados ao turismo de aventura, passando por roteiros, circuitos e atividades de aventura, experimentações e cursos, até vestuário, nutrição, entre outros.

Para o presidente do TCMA, Carlos Minet, a parceria entre o Polenta Off Road e a Feira de Aventura agrega ao primeiro evento, dando mais visibilidade ao município e mantendo o público no Centro de Eventos para visitar os stands e acompanhar a competição.

O TCMA acertou na decisão de fazer essa parceria com o Convention porque o ‘Polenta’ já é um evento consolidado e a gente consegue o que sempre esperava: segurar o público no Polentão por mais tempo”, diz Minet.

Este ano, a Feira terá praça de alimentação, com seis opções gastronômicas e oito cervejarias artesanais, e um “Adventure Park”, com atividades de aventura indoor, arvorismo e tirolesa. Esse último espaço será organizado pela Mistura Turismo e Aventura, empresa associada ao Convention. O proprietário Geovani Mistura está com boas expectativas de público e maior divulgação da empresa na Feira.

Nossa região conta com muitos atrativos de aventura e, apesar do potencial gigantesco, ainda é pouco explorada. Acredito que minha participação na Feira motivará outras pessoas a abrirem comércio ou empresas de turismo de aventura. Atualmente, somos a única na área vertical (arvorismo, tirolesa, rapel e escalada). Um ajudando o outro, aumenta nosso poder de investimentos e de compra de equipamentos”, afirma Mistura.

Público poderá acompanhar cross testes de Enduro

E para apresentar ao público em geral a novidade desta edição, o Enduro, a organização do evento incluiu o cross teste na programação. Trata-se de um circuito fechado, bandeirado e contra o relógio, no qual os competidores têm que completar o percurso no menor tempo possível. As disputas serão realizadas amanhã (27) e domingo (28), no bairro Marmim, atrás do Fórum de Venda Nova. Moradores e visitantes poderão acompanhar de perto as provas.

No caso dos competidores adultos, o cross teste acontecerá ao final das especiais, em um percurso que tem início no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, e termina atrás do Fórum. A largada das especiais será às 10h neste sábado (27) e 8h no domingo (28), enquanto o cross teste ocorrerá ao meio-dia, no sábado, e por volta das 10h, no domingo. Os competidores largam do Polentão, fazem as especiais e chegam ao local do cross teste, retornando em seguida para abastecer no Centro de Eventos.

Já na disputa entre crianças, os competidores só farão os cross testes, nas partes da manhã: sábado (8h) e domingo (7h). As crianças não fazem as especiais, mas competem entre si para ver quem faz o menor tempo no circuito.

O promotor do Brasileiro de Enduro, Maurício Brandão (CBM), considera o ‘Polenta’ uma grande adesão do Campeonato em 2023.

O Enduro vem para somar e unir forças, agregando ao Polenta Off Road em termos de repercussão e credibilidade e acrescentando as características turísticas e esportivas da cidade, que tem essa vocação para o turismo esportivo. Isso nos cria uma expectativa muito boa e, é claro, o Enduro é mais uma modalidade no portifólio do Polenta, criando todo um diferencial neste grande evento do calendário brasileiro”, avalia.

Brandão também ressalta a importância de trazer mais uma prova de Enduro para o Espírito Santo (a outra etapa já ocorre em Aracruz), resultado decorrente do alto nível dos capixabas em destaque no Brasileiro.

Temos como referência o Bruno Crivilin, nosso representante no Mundial, e outros vários pilotos que representam o Estado e justificam a prova no Espírito Santo”.

Novidades e desafios no Bike MTB e no Trail Run

O Polenta Off Road promete muitas novidades nas categorias de Mountain Bike MTB e Trail Run. Este ano, a prova explorará a região do Alto Colina, Vargem Grande e Viçosinha, zona rural de Venda Nova do Imigrante, trazendo trilhas e paisagens inéditas para os competidores, incluindo alguns cruzeiros. A competição nas duas modalidades acontecerá neste domingo (28).

Com muito single track, a prova terá altimetria de 729 metros e promete desafiar tanto os atletas do MTB como do Trail Run. “A mudança da região dentro do município é o grande diferencial, colocando a trilha do outro lado da BR-262. Está diferente de todas que já fizemos”, adianta Wagner Carneiro, um dos coordenadores das modalidades.

Além disso, o evento terá diferentes distâncias para o Bike MTB, incluindo Turismo (30 a 35 km) e Pró (65 km, com muitas subidas e trilhas); e para o Trail Run: Iniciante (7 km), Intermediária (17/18 km) e longa (33 km, para atletas mais experientes e preparados).

Mesmo com a distância mais longa, conforme destaca Carneiro, a trilha passará pelas redondezas do centro da cidade e será uma experiência divertida e desafiadora para os participantes.

Sem exagero e sofrimento, vai ser divertido!”, garante.

Passeio de 4x4 UTV está imperdível

Neste sábado (27), um grupo de apaixonados por 4x4 UTV terão uma jornada cheia de aventura e adrenalina no 7º Polenta Off Road. A largada do passeio está marcada para as 9 horas, tendo como destino inicial o entorno do lago de Alto Bananeiras (Venda Nova do Imigrante).

Em seguida, os participantes seguirão em direção à Fazenda Roncetti (Afonso Cláudio), onde vão enfrentar um circuito fechado especialmente preparado para testar as habilidades off-road.

Para recarregar as energias, haverá um delicioso almoço no Mirante do Valente, situado dentro da fazenda, com uma vista privilegiada. Após o almoço, retorno a Venda Nova, aproveitando o percurso para desfrutar ainda mais das trilhas e paisagens deslumbrantes.

Big Trail- Amanhã também será dia do incrível Big Trail, apresentando um percurso de cerca de 100 km. O passeio cheio de aventura mescla 85 km de asfalto com 15 km de estrada de chão, atravessando os municípios de Domingos Martins, Castelo e Venda Nova do Imigrante.

A Feira é voltada para apreciadores, profissionais e praticantes de esportes de aventura, além de empreendedores dos setores turístico e de aventura e população em geral.

Programação:
Dia 25/5 – Quinta-feira
18hs – Abertura da Praça de alimentação e Festival de cervejas artesanais
Show com Gereba

Dia 26/5 – Sexta-feira
16h – Feira da Agricultura Familiar
17h – Entrega de material
18h – Abertura oficial da 2ª Feira da Aventura das Montanhas Capixabas e da Praça de alimentação e Festival de cervejas artesanais
19h – Show com a Banda Moustache

Dia 27/5 – Sábado
8h– Largada do 1º dia do 34º Enduro Nacional da Polenta
Largada Cross teste categoria Kids / Enduro – Bairro Marmim
Abertura da Praça de alimentação e Festival de cervejas artesanais.
9h – Largada categoria 4x4 UTV
Abertura da 2ª Feira da Aventura das Montanhas Capixabas
10h – Largada do Enduro
12h30 – Largada Big Trail
16h– Show com Rato Ventania
19h – Resultados do 1º dia das modalidades Enduro de regularidade / Enduro
19h30 – Mini Tombo da Polenta
20h – Show com Pablo Muniz e Matheus da Acordeon

Dia 28/5 – Domingo
7h– Largada do 2º dia do 34º Enduro Nacional da Polenta
Largada do Cross teste categoria Kids / Enduro – Bairro Marmim
8h – Largada do Enduro
Largada Trail Run
8h30 – Abertura da 2ª Feira da Aventura das Montanhas Capixabas
Abertura da Praça de alimentação e Festival de cervejas artesanais
9h – Largada MTB - Bike
Início das Premiações Trail Run e Bike MTB
14h – Apresentação Cultural
15h – Incio das Premiações 34º Enduro Nacional da Polenta e Enduro
17h – Show de Encerramento com Mulekagem do Samba

Serviço:
7º Polenta Off Road
Dias 26, 27 e 28 de maio
Local: Venda Nova do Imigrante (ES)
*Inscrições até 24/5 em
 www.polentaoffroad.com
Modalidades: enduro, enduro de regularidade, bike, trail run, big trail e UTV
Local de largadas e concentração: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”
*Entrega dos kits: dia 26/5 (sexta-feira) para todas as modalidades
*Instagram:
 @polentaoffroad @feiradaaventura
(Por Leandro Fidelis/AsImp)

Leia também:

Mostra traz a luta da mulher no futebol e a história da Copa
GP da Emilia-Romagna de F1 é cancelado após inundações
Celtics atropelam os Sixers no jogo 7, com recorde de Tatum
"Acordo fechado" para Lionel Messi jogar na Arábia Saudita
Natação: Ana Marcela é bronze em etapa da Copa do Mundo
Fórmula 1 altera formato de disputa das corridas sprint
Brasil e outros 3 países buscam sediar a Copa Feminina de 2027
Fifa sorteia grupos da Copa do Mundo sub-20 de futebol
Palmeiras derrota Cerro Porteño de virada na Libertadores
Com dois de Pedro, Flamengo vence a 1ª na Libertadores 2023
Pentacampeã mundial de bodyboard fará aulão social no ES

TAGS:
MOSTRA | BYKE | POLENTÃO | VENDA NOVA | AVENTURAS | MONTANHAS