EDUCAÇÃO

Alunos constroem protótipos de foguetes com recicláveis

Os alunos de São Mateus, construíram os protótipos de foguetes com materiais recicláveis.

Em 13/06/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Sedu

A atividade teve como objetivos estimular a iniciação científica e propiciar, por meio da experimentação, um trabalho de teoria aliado à prática.

Os alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Marita Motta Santos, localizado em São Mateus, construíram protótipos de foguetes com materiais recicláveis. A atividade teve como objetivos estimular a iniciação científica e propiciar, por meio da experimentação, um trabalho de teoria aliado à prática.

“As atividades práticas, quando bem planejadas, possibilitam o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade, o interesse e a aprendizagem dos estudantes”, disse Ronaldo Morais dos Santos, professor das disciplinas de Ciências e Biologia.

Outro objetivo da atividade foi motivar os estudantes para a participação na Mostra Brasileira de Foguetes e na Olímpiada Brasileira de Astronomia. Para fortalecer a ideia, o professor Ronaldo Morais dos Santos envolveu a parceria das disciplinas de Física e Pensamento Científico, ministradas pelo professor Marcio Cypriano de Lima.

Os protótipos de foguetes foram construídos durante o primeiro trimestre e alguns lançamentos foram realizados no próprio pátio externo da escola, durante as aulas. Considerando o envolvimento dos estudantes e dedicação na diversificação da natureza dos foguetes de reação e sem reação, foi realizado um momento interativo com os representantes dos grupos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com um momento denominado Lançamento de Foguetes ao Ar Livre.

O estudante Théo Neves Biernet comentou que a turma dele se envolveu bastante na construção dos foguetes.

“A atividade trabalhou muito os conteúdos de física e por isso nós gostamos tanto, porque pudemos aprender de forma diferente. Além disso, ajudou no projeto de vida dos estudantes que gostam dessa área”, disse o aluno. (As informações são da Sedu) 

Leia também:

Sedu visita as Escolas Estaduais no noroeste do Estado
‘Tarde de Talentos’ é realizada em escola de Afonso Cláudio
Pesquisa revela as práticas indevidas na educação infantil
Escolas recebem um projeto sobre o manguezal de Vitória
Ministério da Educação retira mais R$ 220 milhões das federais
Vitória oferece 535 vagas em 33 cursos de qualificação
MEC vai formar professores para acolher alunos imigrantes
> ​Vila Velha: atendimento em Tempo Integral será ampliado
Escola de Cariacica realiza o ‘1º Plantão Pedagógico de 2022’
Começa hoje (7) a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática
Governo abre inscrições para cursos on-line do Qualificar ES

TAGS:
ALUNOS | SEDU | SÃO MATEUS | FOGUETES | MATERIAIS RECICLÁVEIS