POLÍTICA INTERNACIONAL

Casa Branca e gigantes da tecnologia discutem sobre a IA

Google, da Alphabet Inc, Microsoft, OpenAI e Anthropic farão uma reunião com Kamala Harris.

Em 03/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Reuters/26/04/2023 REUTERS/Jonathan Ernst

As preocupações sobre a tecnologia de Inteligência Artificial em crescimento acelerado incluem violações de privacidade, preconceito e temores de que ela pode contribuir à proliferação de golpes e desinformação.

WASHINGTON – Os CEOs de Google, da Alphabet Inc, Microsoft, OpenAI e Anthropic farão uma reunião com a vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, e autoridades de primeiro escalão do governo para discutir questões importantes sobre inteligência artificial nesta quinta-feira (04), afirmou uma autoridade da Casa Branca.

O convite aos CEOs, visto pela Reuters, mencionou a “expectativa” do presidente Joe Biden “de que empresas como as de vocês assegurem-se de que os produtos são seguros antes de torná-los disponíveis para o público”.

As preocupações sobre a tecnologia de inteligência artificial em crescimento acelerado incluem violações de privacidade, preconceito e temores de que ela pode contribuir à proliferação de golpes e desinformação.

Em abril, Biden disse que ainda não dá para saber se a inteligência artificial é perigosa, mas sublinhou que empresas de tecnologia têm a responsabilidade de garantir que seus produtos sejam seguros.

"As redes sociais já ilustraram os perigos que tecnologias poderosas podem causar se não houver redes de segurança", disse.

O governo também está atrás de comentários públicos sobre medidas de responsabilização propostas para sistemas de inteligência artificial, com preocupações cada vez maiores sobre o seu impacto à segurança nacional e à educação.

Na segunda-feira (1º), os segundos na hierarquia do Conselho de Política Doméstica da Casa Branca e do Gabinete de Política de Ciência e Tecnologia da Casa Branca escreveram em uma postagem de blog sobre como a tecnologia pode representar um risco sério aos trabalhadores.

A reunião de quinta-feira será realizada com o chefe de gabinete de Biden, Jeff Zients, o vice-chefe de Gabinete, Bruce Reed, o Conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, o diretor do Conselho Econômico Nacional, Lael Brainard, e a secretária do Comércio, Gina Raimondo, entre outros, disse a autoridade da Casa Branca, que não quis ser identificada.

As empresas não responderam ao pedido por comentário em um primeiro momento.

O ChatGPT, programa de inteligência artificial que recentemente atraiu a atenção do público pela sua capacidade de escrever respostas rapidamente para uma ampla gama de demandas, está especialmente no radar de parlamentares dos EUA, porque se tornou o aplicativo de maior crescimento na história, com mais de 100 milhões de usuários ativos mensalmente.

“Eu acho que temos que ser cautelosos com a inteligência artificial, e acho que deve haver uma certa supervisão do governo, porque é um risco ao público”, disse o CEO da Tesla, Elon Musk, mês passado, em uma entrevista à televisão. (Reportagem de Nandita Bose e David Shepardson - Tradução Redação São Paulo/REUTERS FDC - https://istoe.com.br/author/reuters/)

Leia também:

Xi Jinping e Zelenskiy conversam sobre possível cessar-fogo
Na Espanha, Lula assina acordos em educação, trabalho e pesquisa
Secretaria da Justiça conta com novos rádios de comunicação
Governo do ES inaugura estrada de Duas Bocas em Cariacica
Renato Casagrande autoriza obras em São Pedro Frio, Colatina
Ricardo Ferraço assume Governo do Espírito Santo por seis dias
Casagrande visita obras em Carapina e entrega novos ônibus
Novo Aeroporto de Linhares é inaugurado pelo Governo ES
Vila Valério vai receber novos investimentos do Governo ES
Governador realiza entrega de investimentos na Vila Pavão

TAGS:
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | ESTADOS UNIDOS | REUNIÃO | GOOGLE | MICROSOFT