EDUCAÇÃO

Crianças promovem ações em defesa do mangue em Vitória

Crianças de Inhanguetá estão vivenciando "O Manguezal é o meu quintal" em salas de aulas.

Em 13/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Carlos Antolini/PMV

Os projetos "O Manguezal é o meu quintal" e "Inteiro ambiente", respectivamente, foram as grandes protagonistas da ação de limpeza e revitalização do manguezal, que é vizinho do Cmei Yolanda Lucas da Silva., em Vitória

Aprendendo a cuidar para transformar o agora e o futuro. As crianças dos grupos 4 e 5 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Yolanda Lucas da Silva, em Inhanguetá, que estão vivenciando em sala de aula os projetos "O Manguezal é o meu quintal" e "Inteiro ambiente", respectivamente, foram as grandes protagonistas de uma ação de limpeza e revitalização do manguezal, que é vizinho da unidade de ensino, realizada nesta sexta-feira (12).

"As crianças viram que o manguezal estava sujo, cheio de lixo, desenvolveram um projeto e essas pessoas que estão aqui hoje souberam do trabalho de vocês para ajudar e fazer o mindinho feliz, como vocês sabem. Essa é uma ação muito esperada por essa comunidade, que começou dentro do Cmei, mas está chegando nas casas das pessoas multiplicado pelas crianças. Cuidar é importante para o mundinho ser feliz", disse a diretora do Cmei, Zenaira Ramos.

A atividade envolveu profissionais da Educação e crianças do Cmei Yolanda Lucas da Silva, além de equipes da Central de Serviços, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e Secretaria de Educação (Seme) em uma manhã de ensinamentos, aprendizados, trabalho e muita fofura no manguezal de Inhanguetá.


O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a secretária de Educação, Juliana Rohsner, participaram da ação. Foto: Carlos Antolini/PMV

Presente na ação, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, chamou a atenção para o papel de multiplicadores das crianças junto a suas famílias e comunidades para o cuidado com o manguezal e o meio ambiente.

"Esta é uma ação integrada de três secretarias trazendo conscientização e principalmente a formação de uma nova geração consciente dos seus deveres para a preservação do meio ambiente. Estamos aqui trazendo educação, conscientização e, principalmente, uma ação que chegará às famílias, porque essas crianças irão conversar com os pais, levar para casa os ensinamentos e teremos uma cidade melhor, um meio ambiente mais equilibrado e um desenvolvimento sustentável cada vez mais destacado na cidade de Vitória", destacou.

Após a limpeza da área do manguezal, as crianças pintaram pneus que serão utilizados para o plantio de mudas e servirão como uma barreira de proteção para que as pessoas não descartem lixo dentro do ecossistema, que é berçário de diversas espécies de animais aquáticos e fonte de renda para famílias.

"Essa integração entre o trabalho do Cmei, com a coordenação de Educação Ambiental da Seme, a Secretaria de Meio Ambiente e a Central de Serviços é muito potente. Essas crianças estão transformando a comunidade onde elas vivem e isso é fruto do trabalho pedagógico desenvolvido pelos profissionais que atuam na unidade de ensino. É uma alegria ver isso de perto e ouvir das crianças tantas falas que nos enchem de esperança, sabendo que estamos formando uma geração muito melhor que a nossa", afirmou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Leia também:

Cariacica terá polo EaD com cursos oferecidos pela Ufes
Linhares: Projeto de escola estimula a prática de atividades
Mais de 9 mil estudantes recebem hoje Bolsa Permanência
Inscrições para o Fies do segundo semestre terminam hoje
Dia do Estudante: homenagens para os alunos de Cariacica
Aracruz: estudantes ganham bolsa integral no Instituto Ponte
Aula inaugural na unidade móvel capacita os vianenses
Saúde na escola reforça ações de prevenção para alunos
Prefeitura de Viana abre vagas para cursos profissionalizantes
> Aula inovadora com tablets encanta estudantes em Vitória
Qualificar ES abre 11.040 vagas para cursos presenciais

TAGS:
VITÓRIA | MANGUEZAL | CEMEI | INHANGUETÁ | EDUCAÇÃO | AMBIENTAL