EDUCAÇÃO

Emef Adilson da Silva Castro será entregue toda reformada

A Emef Adilson da Silva Castro, em Vitória vai ser entregue toda reformada em fevereiro.

Em 27/12/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Marcos Salles/PMV

A Emef Adilson da Silva Castro atende a estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adilson da Silva Castro, em Ilha de Monte Belo, já não é mais um canteiro de obras. A reforma da unidade de ensino foi concluída e a escola está pronta para receber os estudantes na volta às aulas, em fevereiro.

Na manhã desta terça-feira (26), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, visitaram a Emef para acompanhar os detalhes finais da obra, feita pela empresa Engesan com a supervisão da Secretaria Municipal de Obras, da Subsecretaria de Gestão Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal de Educação, e do Conselho de Escola.

>> Alunos de Vitória aprendem a ler cada vez mais cedo e melhor

Pazolini destacou a qualidade da infraestrutura, afirmando que a escola oferecerá um ambiente de excelência para os estudantes.

"Aqui nós teremos toda a qualidade que nossas crianças merecem. Já tínhamos os melhores educadores e agora temos uma infraestrutura que dá inveja a qualquer escola particular. É uma nova Emef para atender principalmente à Ilha de Monte Belo e à ilha de Santa Maria, porque essa comunidade sofreu muito com o descaso e com o abandono durante muitos anos. Isso ficou para trás. Em fevereiro vamos iniciar aqui com uma grande festa, o período letivo, que eu tenho certeza que vai ser extraordinário", comentou o prefeito.

O sorriso estampado no rosto da secretária Juliana Rohsner ao percorrer as salas e corredores da Emef indicava o quão satisfeita ela estava com tudo o que via.

"Este é um momento de celebração, pois esse equipamento público certamente impactará positivamente a vida das crianças matriculadas aqui. Confiamos no trabalho educacional realizado no Adilson da Silva Castro, porém, reconhecemos que a melhoria das condições do prédio proporcionará aos educadores um ambiente de trabalho ainda mais favorável. É gratificante saber que conseguiremos entregar essa escola completamente reformada em fevereiro", disse.

A Emef Adilson da Silva Castro atende a estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino. Enquanto a obra estava ocorrendo, os estudantes tiveram aulas em outro prédio, alugado e reformado pela Secretaria Municipal de Educação. Com a conclusão da reforma do prédio, o fluxo escolar para o ano letivo de 2024 prevê um total de 524 vagas.

O que foi feito

Para garantir a acessibilidade a todos os usuários, um elevador foi instalado no edifício de quatro andares da unidade de ensino, acompanhado da instalação de banheiros adaptados em todos os pavimentos. A reforma abrangeu também os banheiros, o auditório e o refeitório.

Além disso, foram realizadas melhorias como instalação de piso em todas as salas de aula e de granilite nos corredores e no auditório, revestimento em toda a escola, cobertura da quadra esportiva, adequações elétricas e a climatização de mais oito salas.

Também foram trocados todos os ventiladores e foram feitas intervenções para adequação às normas do Corpo de Bombeiros e uma pintura geral em toda a estrutura da escola. Essas mudanças tiveram como objetivo melhorar o ambiente educacional, proporcionando instalações modernas e confortáveis para os estudantes e funcionários da Emef Adilson da Silva Castro.

"É uma obra muito desafiadora, porque reforma nós sabemos como começa, mas não sabemos os desafios que vamos encontrar. Mas com a equipe muito dedicada, muito afinada, conseguimos vencer esses desafios e estamos entregando uma escola em condições maravilhosas, com uma quadra coberta e uma escola com acessibilidade", disse o subsecretário municipal de Obras, Fábio Andrade, que também visitou a Emef.

A diretora da Emef, Mônica Noronha, trabalha há nove anos na escola e, para ela, é uma vitória ver seu local de trabalho todo reformado.

"Tanta coisa que a gente já passou aqui. Esse prédio tinha muitos problemas estruturais. Então ver a escola toda reformada dessa forma é um sentimento de vitória mesmo, de alegria, muita alegria. Agora vamos incentivar os estudantes a cuidarem desse espaço que é deles e de toda a comunidade escolar", comentou.

Opinião

Quem também visitou a escola nesta terça-feira (26) foi a subsecretária de Assistência Social, Cintya Schulz; o vereador e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Vereadores de Vitória, Duda Brasil; moradores do bairro, estudantes e ex-estudantes, além de lideranças comunitárias da região.

Mirian de Souza Machado é mãe da Mikaelly, de 11 anos, que estuda na Emef Adilson da Silva Castro desde o 1º° ano do Ensino Fundamental. Para ela, valeu a pena esperar o período de reforma.

"Antes a escola era feia, as portas do banheiro das crianças eram feias, as salas todas danificadas e não tinha cobertura na quadra. Estava uma situação precária mesmo. Agora ficou muito bom, está linda a escola!", comentou.

Mikaelly, que vai cursar o 6º ano do Ensino Fundamental em 2024, não vê a hora de estudar na escola nova. "Demorou, mas valeu a pena. A escola está muito linda! Estou muito, muito, muito ansiosa para voltar às aulas", disse a menina com um enorme sorriso no rosto.

"Há muitos anos lutamos pela reforma dessa escola. Só agora conseguimos ver, eu não estou acreditando ainda, não caiu a ficha, eu nem acredito que essa escola está do jeito que está. É como se tivesse sido construída do zero. Tivemos muitas crianças passando mal aqui por causa do calor, do sol, na chuva as crianças não tinham como brincar, e foi uma luta incansável, e ninguém fazia nada, só promessa. Promessa a gente ouvia toda a gestão, entrava e saía", contou a moradora Suely Xavier do Carmo, que tem duas netas estudando na escola.

O Erick do Carmo Silva é neto de dona Suely e concluiu o 9º ano na escola no ano passado. Infelizmente, ele não pegou as melhorias feitas na unidade de ensino, mas está feliz e satisfeito por saber que a irmã e a prima que estudam na Emef vão aproveitar a nova escola.

"Era até difícil estudar aqui no verão, mas agora está bem melhor com tudo climatizado. A quadra também era horrível, mas está melhor. Agora, graças a Deus, elas vão estudar no conforto", disse. (Secom/PMV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Alunos de Vitória aprendem a ler cada vez mais cedo e melhor
Cartão Serra Nutri Férias está disponível a partir desta sexta (22)
PMV: Educação repassa mais de R$ 3 milhões às escolas
Vila Velha comemora melhorias em indicadores educacionais
Aracruz ampliará o Programa de Educação Integral na cidade
Viana institui a premiação para professores que se destacam
Ano letivo de 2024: PMV convoca mais 392 professores
Câmara aprova urgência para votar projeto do Novo EM
2ª etapa do Processo Seletivo Ifes Multicampi segue até dia 18
Nova Venécia aprova Plano de Educação para próxima década

TAGS:
FLUÊNCIA | ESTUDANTES | VITÓRIA | LER | REDE DE ENSINO