EDUCAÇÃO

Vila Velha comemora melhorias em indicadores educacionais

Os números apontam melhorias em diversos aspectos, com avanço em especial na leitura.

Em 18/12/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

Um dos resultados apresentados indica um salto na fluência em leitura dos estudantes do 1º ao 5º ano, faixa considerada ideal para que a criança atinja um nível de alfabetização para a compreensão e produção textual de forma autônoma. 

Com a aproximação do encerramento do ano letivo, a Secretaria de Educação de Vila Velha está fechando relatórios e levantamentos a fim de mensurar a aprendizagem dos estudantes e orientar ações pedagógicas para o ano seguinte. Os números apontam melhorias em diversos aspectos educacionais, com avanço significativo em especial na leitura, o que é motivo de comemoração das equipes.

Um dos resultados apresentados indica um salto na fluência em leitura dos estudantes do 1º ao 5º ano, faixa considerada ideal para que a criança atinja um nível de alfabetização para a compreensão e produção textual de forma autônoma. Avaliações internas realizadas nas escolas da rede mostraram que, em todos os anos/séries dessa faixa de ensino, houve crescimento no número de leitores em relação ao ano passado.

>> Aracruz ampliará o Programa de Educação Integral na cidade

No 1º ano do Ensino Fundamental, o aumento foi de 17%, saltando de 27% de fluência leitora, em 2022, para 44% em 2023. No 2º ano, o índice saiu de 46% para 72%, registrando um crescimento de 26%. Nas turmas de 3º ano, a ampliação foi de 22%, pulando de 57% para 79%. No 4º ano, o crescimento registrado no comparativo foi de 16%, indo de 55% para 71% de fluência leitora. Já no 5º ano, o salto foi de 58% para 79%, totalizando um crescimento de 21%.
 
Outra pesquisa interna realizada com os alunos da rede municipal demonstra um aumento na frequência do uso da biblioteca escolar e no empréstimo de livros. Dados apontam um crescimento de 28% no número de livros emprestados: enquanto em 2022 o registro foi de 109.154 empréstimos, neste ano, foram contabilizados 151.232, ou seja, 42.078 a mais do que no período anterior. O levantamento revelou ainda que 64,5% dos estudantes frequentam as bibliotecas escolares pelo menos uma vez por semana, sendo 14,2% utilizam o serviço diariamente.
 
De acordo com o gerente de Ensino da Secretaria de Educação de Vila Velha, Elson Augusto do Nascimento, os indicadores positivos são resultado de um conjunto de esforços para promover a aprendizagem, a melhoria do rendimento escolar e a alfabetização na faixa etária adequada.

“A alfabetização é um direito ao desenvolvimento integral dos estudantes. A partir do Projeto Alfabetiza Vila Velha, instituído em 2022, mediante o fortalecimento dos eixos de assessoria pedagógica, formação continuada e avaliação educacional, o município tem registrado conquistas e avanços significativos”, salientou Elson.

Ainda segundo o gerente, o foco no estímulo à leitura também foi fundamental para o alcance dos resultados positivos.

“A leitura é primordial para a aquisição e desenvolvimento de outras competências e habilidades cognitivas, bem como para o avanço do conhecimento em todas as etapas e disciplinas. Por isso, neste ano, implementamos estratégicas pedagógicas para potencializar a leitura por meio de inúmeros projetos e ações desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos”, concluiu o gerente.(Semcom/PMVV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Aracruz ampliará o Programa de Educação Integral na cidade
Viana institui a premiação para professores que se destacam
Ano letivo de 2024: PMV convoca mais 392 professores
Câmara aprova urgência para votar projeto do Novo EM
2ª etapa do Processo Seletivo Ifes Multicampi segue até dia 18
Nova Venécia aprova Plano de Educação para próxima década
Projeto infantil celebra e valoriza arte capixaba em Vitória
Prefeitura de Viana promove melhorias nas Escolas Prioritárias
Alunos de Vitória lançam livros sobre inclusão nesta quarta

TAGS:
VILA VELHA | MELHORIAS | LEITURA | ASPECTOS | PESQUISA