EDUCAÇÃO

Escolas de Cariacica contarão em breve com aulas de robótica

Alunos das escolas de tempo integral e cívico-militar receberão em breve aulas de robótica.

Em 21/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Cláudio Postay/PMC

Professores e diretores das escolas realizaram nesta terça (20) e continuam nesta quarta-feira (21) um curso de formação em robótica para poderem oferecer o aprendizado por meio da tecnologia aos mais de 3.500 estudantes das sete unidades que serão contempladas.  

Alunos das escolas de tempo integral e cívico-militar de Cariacica receberão em breve aulas de robótica para complementar o aprendizado. Trata-se de uma ação inédita no município, que será realizada graças a uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti), do Governo do Estado. 

Professores e diretores das escolas realizaram nesta terça (20) e continuam nesta quarta-feira (21) um curso de formação em robótica para poderem oferecer o aprendizado por meio da tecnologia aos mais de 3.500 estudantes das sete unidades que serão contempladas.  

"Iniciamos a formação para os professores que vão auxiliar na implantação das aulas de robótica educacional nessas escolas. As unidades vão receber laboratórios com o que tem de melhor no mercado tecnológico. Trabalhar a robótica na escola comprovadamente garante benefícios na aprendizagem nas mais diversas áreas do conhecimento. Os investimentos ultrapassam os R$ 3 milhões e, gradativamente, o projeto se estenderá para as escolas de tempo parcial de nossa rede de ensino", disse o secretário de Educação José Roberto Martins Aguiar.

Ação inédita

“É a primeira vez que trabalhamos com essa temática em Cariacica. Os professores estão sendo capacitados nesses dois dias e já estão se preparando para ministrar as aulas em nossas unidades de ensino. O laboratório é móvel e os estudantes vão aprender a manusear esse material de forma lúdica nas disciplinas de matemática, português, história e outras. Eles vão em breve poder soltar a imaginação nas aulas”, comemora Andréia Furtado, gerente de Educação Integrada da Seme. 

Cada escola vai receber um kit, que contempla peças para montagem, livros instrutivos para professores e alunos, tablet, armários e outros, que serão instalados em um laboratório educacional de robótica.

Lucas da Silva é professor de história do 6º ao 9º anos e já projeta planos para suas aulas utilizando a robótica.

“Eu já tinha visto algumas ideias utilizando a robótica e a Secretaria de Educação está dando um passo grande, com uma visão já no futuro. Essa já era uma cobrança dos alunos, os olhos deles brilham com a possibilidade de trabalhar com tecnologia". 

No curso os professores são orientados a agregar os conteúdos das matérias à robótica.

"Para dar uma aula de história, tenho certeza que será encantador apresentar a matéria de uma forma diferenciada. Vai ajudar no desenvolvimento do raciocínio, do foco e de outras aptidões”, falou.

As escolas que terão as aulas de robótica são as seguintes: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Gladiston Regis Barbosa, em Jardim Botânico; Emef Pautila Rodrigues Xavier, em Jardim América; Emef Álvaro Armeloni, em Oriente; Emef Leonilda das Graças Langa, em Nova Valverde; e Emef Eliezer Batista, em Jardim América. Também serão oferecidas nas unidades cívico-militar, que são a Emef Cerqueira Lima, em Jardim América, e a Coronel PM Orlady Rocha Filho, em Itanguá. (Semco/PMC)

Leia também:

Alunos da rede municipal da Serra recebem óculos de grau
Educação de João Neiva é nota 6,5 no Ideb nas séries iniciais
Cachoeiro: Combate à evasão escolar é reforçado na cidade
Educação básica de Cariacica mantém índices positivos
Líder da Agência Germanics ministra palestra em Vitória
50 Crianças da Serra escrevem livros Contos do Amanhã
Serra abre inscrições para curso de formação de Guarda-Vidas
Linhares: Escola finaliza projeto de leitura com apresentações
Programa Futuras Cientistas abre inscrições nesta segunda
Prefeitura de Vitória nomeia 42 profissionais para a Educação

TAGS:
ALUNOS | CARIACICA | ESCOLAS | AULAS | ROBÓTICA