EDUCAÇÃO

Estudantes de Cachoeiro participam de curso de Libras

Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro iniciou uma etapa do projeto “Libras Kids”.

Em 13/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMCI

Neste primeiro semestre, as aulas acontecerão entre os meses de março e julho, para 358 alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental das escolas “Monteiro Lobato” (Alto União) e “Maria Stael de Medeiros Teixeira” (Village da Luz).

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro iniciou mais uma etapa do projeto “Libras Kids”, curso sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltado aos estudantes da rede municipal de ensino.

Neste primeiro semestre, as aulas acontecerão entre os meses de março e julho, para 358 alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental das escolas “Monteiro Lobato” (Alto União) e “Maria Stael de Medeiros Teixeira” (Village da Luz).

O projeto visa promover a inclusão no âmbito escolar, ao possibilitar a interação entre os alunos ouvintes e os estudantes com deficiência auditiva, pelo ensino da segunda língua de sinais oficial do país, em atenção à Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Durante as aulas, os alunos terão a oportunidade de dialogar e aprender o alfabeto datilológico, com o conhecimento de sinais básicos de saudações, agradecimentos, cores, família, animais, sinais básicos do ambiente escolar, sinais de verbos e sentimentos.

Sobre o projeto

O Libras Kids teve início no ano de 2019, com atividades para turmas de 5º ano das escolas “Jenny Guárdia” e “Galdino Theodoro da Fonseca”. Em 2020, não pôde ser realizado, em função da suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19. 

Em 2021, receberam as atividades as turmas de 1º ao 5º ano das escolas “São Francisco de Assis” e “Nossa Senhora das Graças”. E, no último ano, foram contempladas as turmas de 3º ao 5º ano das escolas “Anacleto Ramos”, “José Taveira dos Santos” e “Luiz Marques Pinto”.

“Por meio do projeto Libras Kids, nossos estudantes desenvolvem competências e habilidades, como a empatia. É uma experiência que enriquece o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a inclusão no âmbito escolar”, afirma a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.  (Secom/PMCI)

Leia também:

Especialistas pedem revogação do novo ensino médio
Escolas de Anchieta são destaque em avaliação de qualidade
> ​Vila Velha oferta curso para empreendedorismo feminino
Prefeitura de Vitória nomeia 80 profissionais para a Educação
Prefeitura de Anchieta vai reformar 4 quadras poliesportivas
São Mateus investe no sistema de videomonitoramento
Serra inclui nos projetos de praças, uma área para os pets
Vitória ganha Certificado de Excelência em Compras Públicas
Inscrições abertas para evento sobre empreendedorismo
Dia do Consumidor: Procon de Cariacica vai realizar ações 
Nova Venécia: novas ambulâncias e veículo reforçam frota

TAGS:
ESTUDANTES | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | LIBRAS | CURSO | PROJETO