EDUCAÇÃO

Estudantes de Vitória têm alimentação balanceada e segura

Cardápios são modificados a cada mês e ficam disponíveis para consulta no portal da PMV.

Em 04/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

Os alimentos oferecidos nas unidades de ensino de Vitória compõem cardápios balanceados e superam a média de necessidades nutricionais recomendada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para garantir os cardápios do mês de março, com alimentação balanceada fornecida a 43.308 crianças e estudantes da rede municipal de Vitória, a Secretaria de Educação da capital (Seme) repassou R$ 906.934,95 a 85 unidades de ensino, entre Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef).

Os recursos financeiros repassados aos Conselhos de Escola complementam os valores necessários às aquisições de gêneros alimentícios no mês de março. Os itens são indicados pela Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane) da Seme, em listas de compras específicas, compreendendo os itens que não são fornecidos pela Secretaria de Educação.

"Este ano, a Seme instituiu nas unidades de ensino fundamental o primeiro lanche, servido aos estudantes assim que eles chegam à escola. É uma vitamina, frutas, suco com biscoito ou mingau, dependendo do cardápio elaborado pelas nutricionistas da Cane. É um compromisso da gestão do prefeito Lorenzo Pazolini com nossos estudantes", destacou o secretário de Educação em exercício, Trajano Ferreira.

Os cardápios são modificados a cada mês e ficam disponíveis para consulta no portal da PMV, basta acessar aqui.

Alimentação de qualidade

Os alimentos oferecidos nas unidades de ensino de Vitória compõem cardápios balanceados e superam a média de necessidades nutricionais recomendada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Frituras, embutidos, refrigerantes, gorduras ou balas não integram os cardápios e há opções específicas para as crianças que apresentam restrições alimentares, como diabetes, intolerância à lactose e ao glúten.

Alguns dos alimentos oferecidos nas escolas são produzidos por agricultores familiares do Espírito Santo, como abobrinha, acelga, aipim, biscoito e pão caseiro, chuchu, batata doce, beterraba, cebola, cenoura, inhame, milho verde, pepino, pimentão, repolho híbrido e repolho roxo. Há ainda a oferta de produtos orgânicos, como banana, morango, alface, cebolinha, couve, coentro e salsa.

Nutricionistas

Para atender todas as 102 unidades da rede municipal com tantas variedades e uma alimentação atrativa e balanceada, a Secretaria de Educação possui uma equipe com 12 nutricionistas e uma coordenadora de alimentação e nutrição escolar. São estas profissionais que elaboram os cardápios, testam receitas, verificam quantidades e orientam as compras e preparação dos gêneros alimentícios.

As nutricionistas também são responsáveis pela especificação de padrões de qualidade dos alimentos e das condições sanitárias das instalações, equipamentos e utensílios. Eles orientam quanto à importância e à necessidade de seguir as normas sanitárias vigentes para garantir a qualidade e a segurança alimentar em todo o processo da alimentação escolar.

A equipe integra a Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar e o trabalho é feito em parceria com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), entidade responsável por fiscalizar a aplicação do dinheiro repassado às escolas para a compra de gêneros alimentícios. Frequentemente os conselheiros visitam as unidades escolares com o objetivo de verificar o cumprimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Merendeiras

As merendeiras são agentes fundamentais em todo o processo da alimentação escolar. O sabor, o aspecto visual e a textura dependem da forma como o alimento é preparado e interferem na aceitação de crianças e estudantes. Por isso, em Vitória, as merendeiras são frequentemente capacitadas para que a alimentação ofertada seja de qualidade. (Secom/PMV)

Leia também:

Estado divulga classificados no cursos on-line do Qualificar ES
Assistência Social oferta curso de Libras para a população
Alunos participam de atividades lúdicas de aprendizagem
Vitória inicia entrega de uniformes a crianças e estudantes
Busca ativa devolve 3.589 estudantes às escolas de Vitória
Estudantes têm até esta sexta para se inscrever no Prouni
Aracruz garante alimentação de qualidade aos estudantes
Começam as aulas na nova escola cívico-militar em Viana
Começam hoje as matrículas da primeira chamada do Sisu
Vitória convoca 445 profissionais para atuar na Educação

TAGS: 
ESTUDANTES | ALIMENTAÇÃO | ESCOLAS | VITÓRIA | SEME