ESPORTE NACIONAL

Fluminense empata e volta a ser campeão carioca após 10 anos

Time de Abel Braga empatou em 1 a 1, neste sábado (02), no Maracanã, com o Flamengo.

Em 02/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Tricolor das Laranjeiras chega ao 32º título estadual. No Mineirão, o Atlético-MG venceu Cruzeiro e se sagrou tricampeão mineiro, enquanto em Porto Alegre, o Grêmio também venceu o Ypiranga e levou o pentacampeonato Gaúcho de 2022.

Após um jejum de dez anos, o Fluminense é campeão carioca. O time do técnico Abel Braga empatou, neste sábado, no Maracanã, com o Flamengo, por 1 a 1, e ficou com o título por ter vencido o primeiro duelo por 2 a 0. Já a equipe rubro-negra falhou em sua tentativa de somar o primeiro tetracampeonato em sua história.

Com a necessidade de fazer gols por causa da derrota na primeira partida, o Flamengo buscou o ataque desde o começo, mas sofreu com a velocidade e o bom toque de bola do Fluminense. Logo aos oito minutos, Cristiano e David Braz levaram perigo à meta de Hugo.

Apesar da vantagem obtida no primeiro duelo, o Fluminense entrou em campo com o objetivo de marcar o Flamengo forte em sua saída de bola. Com isso, o time rubro-negro ficou sem opções e passou a dar chutão em direção à área tricolor.

E foi desta forma que o Flamengo abriu o placar. Hugo mandou para o campo de ataque, Bruno Henrique ganhou de Nino e a bola sobrou para Arrascaeta. O uruguaio escapou pela esquerda e cruzou para Gabriel Barbosa abrir o placar.

O torcedor que esperava uma pressão ainda maior do Flamengo se surpreendeu com a atitude do Fluminense, que passou a tomar a iniciativa do jogo. Com boa distribuição de Paulo Henrique Ganso, o time das Laranjeiras obteve o empate, aos 43 minutos, com Cano.

Segundo tempo

O segundo tempo foi muito nervoso, com a maioria dos jogadores pressionando a arbitragem em qualquer lance. Foram poucos os momentos de perigo. Aos 14, Cano foi lançado dentro da área. O argentino dominou e tentou passar por Filipe Luis, que tocou na bola com a mão. O árbitro foi até o VAR e confirmou a penalidade. Cano bateu no meio do gol e Hugo defendeu.

Daí para frente o que se viu no gramado do Maracanã foi um Flamengo bastante nervoso, enquanto o Fluminense esbanjou raça e vontade, principalmente com o trio de zagueiros formado por Manoel, Nino e David Braz.

Nos minutos finais, Abel colocou o experiente Fred em campo. Já Paulo Sousa trocou Gustavo Henrique por Willian Arão. Fred, que entrou com a intenção de arrumar confusão, conseguiu o que queria e acabou expulso com Bruno Henrique. (Estadão Conteúdo)

Leia também

"Atlético-MG vence Cruzeiro e se sagra tricampeão mineiro"

O Atlético-MG se tornou tricampeão mineiro neste sábado, 2. O Galo venceu o rival Cruzeiro por 3 a 1, com o Mineirão dividido. Diferentemente das últimas edições, o Estadual foi decidido em jogo único.

Assim como aconteceu nos títulos nacionais de 2021, Hulk foi o grande nome do Galo na conquista do Mineiro. Na decisão, marcou o primeiro e último gol, além de servir Nacho Fernández no segundo tento.

O Cruzeiro do técnico Paulo Pezzolano fez jogo competitivo, mas não conseguiu equilibrar forças na parte técnica. O último titulo estadual da Raposa foi conquistado em 2019.

O jogo

O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio. Ambas as equipes pressionaram a saída de bola do adversário e forçaram erros valiosos.

Logo aos quatro minutos, o Galo teve a primeira chance. Hulk saiu de cara para o gol e finalizou em cima de Rafael Cabral. Logo em cima, a Raposa respondeu em cabeçada de Willian Oliveira, que passou perto da meta de Everson.

Aos 15 minutos, Pedro Castro finalizou de fora da área e forçou boa defesa de Everson. Aos 23, o lateral-esquerdo Guilherme Arana bateu com desvio e ficou perto de abrir o placar para o Galo.

O Atlético-MG abriu o placar com Hulk, aos 30 minutos. O atacante finalizou de fora da área no canto de Rafael, que não esboçou reação ao chute. Faltando pouco para acabar o primeiro tempo, Pedro Castro finalizou de letra na pequena área, mas parou no goleiro atleticano.

Segundo tempo

Na segunda etapa, as chances de gol diminuíram. O Cruzeiro passou a ter mais a bola, mas não foi eficiente tentando furar o bloqueio feito pelo Galo.

Aos 17 minutos, Waguininho finalizou de fora da área para defesa de Everson. No entanto, logo em seguida o Atlético-MG ampliou, com Nacho Fernández. O argentino recebeu de Hulk, fez linda finta em Rômulo e estufou a rede de Rafael.

O Galo sacramentou o triunfo aos 34 minutos, novamente com Hulk. O atacante converteu pênalti que ele mesmo sofreu, batendo no canto oposto do goleiro celeste.

Aos 44, o Cruzeiro descontou com o artilheiro Edu, em cobrança de escanteio. Mas faltando pouco para o fim, não foi o suficiente para evitar o tricampeonato do Alvinegro. (Gazeta Esportiva)

Leia também

"Grêmio vence o Ypiranga e leva o pentacampeonato Gaúcho"

O Grêmio conquistou o seu 41º título do Campeonato Gaúcho ao vencer o Ypiranga, por 2 a 1, neste sábado à tarde, na Arena Grêmio, em Porto Alegre. O time gremista confirmou a vitória na ida, em Erechim, pela contagem mínima, e com duas vitórias levantou o pentacampeonato seguido - 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. Mais de 43 mil torcedores viram a decisão, recorde de público na competição.

O último penta tinha sido conquistado em 1989, quando o time contava com o meia Assis, irmão e atual empresário de Ronaldinho Gaúcho. Apesar do feito, o Grêmio ainda segue atrás do Internacional no número de títulos. O Colorado já foi campeão dos pampas por 45 vezes.

Esta conquista também empurra o Grêmio para buscar o acesso dentro do Campeonato Brasileiro da Série B, que já começa no próximo sábado. A estreia vai acontecer em Campinas, diante da Ponte Preta. O Ypiranga, dono da melhor campanha no Gaúcho, vai disputar a Série C do Brasileiro.

O jogo começou tenso, como esperado numa final. O Grêmio mais agressivo, tentando achar espaços na bem armado esquema defensivo do Ypiranga. Aos sete minutos, Campaz chutou, a bola desviou e subiu exigindo um tapa do goleiro Edson por cima do travessão. Aos 13, o goleiro apareceu dividindo fora da área com Elias, que aproveitou o erro de Lorran na saída de bola.

O Ypiranga só assustou aos 21 minutos, após cruzamento da direita e que o goleiro Brenno não cortou, quase deixando a bola para o complemento do atacante Hugo Almeida. O gol saiu aos 45 minutos. Começou numa falta perto da área batida por Bitello, que acertou o travessão. No rebote, Rodrigues cabeceou em direção à pequena área, onde outro zagueiro, Bruno Alves, subiu e desviou de cabeça. O lance gerou dúvidas e só foi confirmado dois minutos pelo VAR.

Mesmo atrás no placar e precisando marcar, pelo menos, dois gols para levar a definição aos pênaltis, o Ypiranga, do técnico Luizinho Vieira, não abandonou o seu esquema defensivo. O Grêmio mostrou cautela, na expectativa de ampliar o placar sem se expor.

O Grêmio ampliou aos 32 minutos, num lance só validade pelo VAR em auxílio ao árbitro Leandro Pedro Vuaden. Nasceu numa falta do lado esquerdo cobrada por Campaz, que Villassanti desviou com o pé e Edson fez grande defesa. Mas no rebote, Rodrigues ajeitou e chutou firme. O auxiliar anotou impedimento e o gol só foi confirmado após três minutos.

A torcida, em seguida, soltou o grito de é campeão. Mas aos 34 minutos, o Ypiranga assustou ao diminuir com Erick. Na pequena área, ele esticou o pé e desviou o cruzamento de Gedeilson. Este foi o sexto gol de Erick, que deve ser confirmado como reforço do Vasco na Série B.

A partir dos 40 minutos a torcida se convenceu de que o título estava assegurado. E deu início à grande festa do título, renovando a esperança de ter muito mais sucesso na temporada 2022. (Estadão Conteúdo)

Leia também:

Fluminense e Flamengo jogam hoje (2) pelo título do Carioca
Vila Velha sedia campeonato de Handebol no final de semana
No 1º jogo da final, São Paulo vence Palmeiras por 3 a 1
Com dois gols de Cano, Fluminense vence o Flamengo
São Paulo desafia constância do Palmeiras na final paulista
Copa do Brasil: CBF faz o sorteio dos 16 duelos da 3ª fase
São Paulo vence o Corinthians e está na final do Paulistão
Fluminense elimina o Botafogo e vai à final do Carioca 2022
Palmeiras vence o Bragantino e está na final do Paulistão
Português Luís Castro é anunciado como técnico do Botafogo
Douglas Souza se aposenta da seleção "pela saúde mental"

TAGS:
FLUMINENSE | FLAMENGO | CAMPEÃO CARIOCA | FUTEBOL | DECISÃO | CONQUISTA