EDUCAÇÃO

Fórum de Crianças Cemei Cida Barreto avalia rede municipal

Tradicional Fórum de Crianças em Vitória proporcionou um momento especial para os alunos

Em 13/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação Seme/PMV

Os temas abordados neste ano foram inspirados no livro "Se crianças governassem o mundo", do autor Marcelo Xavier.

O tradicional Fórum de Crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Cida Barreto, em Pontal de Camburi, proporcionou um momento especial de escuta, participação, reflexões e diversão para as crianças, visando à construção coletiva do plano de ação da unidade de ensino e também a preparação para a avaliação institucional da rede municipal.

Os temas abordados neste ano foram inspirados no livro "Se crianças governassem o mundo", do autor Marcelo Xavier. O Fórum é uma etapa de uma série de atividades desenvolvidas pela equipe do Cmei entre os meses de agosto e setembro, para garantir a efetiva participação das crianças na Avaliação Institucional, que será realizada nas 102 unidades de ensino, no dia 24 de setembro.

A ação contou ainda com o apoio da equipe da Gerência de Gestão Escolar (GGE) da Secretaria Municipal de Educação (Seme). A diretora da unidade de ensino, Keila Madeira, explica que os temas pertinentes são abordados de forma lúdica, por meio de contação de histórias, até chegar no objetivo principal.

"Considerando a importância do protagonismo infantil nos processos decisórios da unidade de ensino, pretendemos fazer um momento especial com nossas crianças objetivando experiências de participação. Para tal, convidamos a GGE para dialogar com os nossos pequenos sobre o tema. Acreditamos que a educação infantil tem a responsabilidade de promover ações desse caráter, contudo a abordagem deve ser significativa para as crianças”, explicou.

O Fórum foi realizado nas últimas quinta (09) e sexta-feira (10). Esta semana, nos dias 16 e 17, será a vez do Fórum de Crianças no Cmei Zilmar Alves de Melo, em Nova Palestina.


Foto: Divulgação Seme/PMV

Avaliação institucional

Com o objetivo de oportunizar momentos de discussão e participação coletiva com a comunidade escolar, fomentando possibilidades para consolidar uma educação pública, democrática e de qualidade socialmente referenciada, no dia 24/09, todas as 102 unidades de ensino da rede pública de Vitória farão a Avaliação Institucional.

No caso da Educação Infantil, a participação das crianças ocorre de forma diferente, por meio de Fóruns, como o realizado na última semana pela equipe do Cmei Professora Cida Barreto.

"A ação consiste em um processo de ampla participação com o envolvimento dos estudantes, crianças, famílias, conselho de escola, professores e profissionais da Educação, considerando diversos pontos de vista e demarcando um processo de escuta e de proposições coletivas sobre a qualidade da educação no município", destacou Bárbara Coutinho, gerente de Planejamento e Avaliação da Educação (Geplan).

Dimensões

Já prevista no calendário escolar, a Avaliação Institucional é realizada em todas as unidades de ensino da rede municipal, contemplando as seguintes dimensões:

  • Gestão Democrática
  • Currículo, práticas pedagógicas, avaliações e interações;
  • Condições de Acesso e Permanência;
  • Espaço Físico, Mobiliário, Equipamentos e Materiais;
  • Formação e Condições de trabalho dos professores e profissionais da Educação. (Secom/PMV)

Leia também:

ES: Prova do Paebes será aplicada nos dias 26 e 27 de outubro
Vitória tem melhores índices do País em Educação Infantil
Prefeito envia à Câmara PL que reestrutura a Educação Especial
Educação convoca 374 profissionais para atuar em Vitória
Projeto em Vitória envolve estudantes na história da capital
Educação Especial receberá investimento de quase R$9,5 milhões
Escola de Linhares utiliza jogos para estimular estudantes
Mestrado em Matemática abre mil vagas a partir de hoje (08)
Educação: O Brasil está longe de zerar o analfabetismo
Serra comemora alfabetização com projeto Busca Ativa
Termina hoje (04) prazo para pedir reaplicação do Encceja

TAGS:
CRIANÇAS | EDUCAÇÃO INFANTIL | COMUNIDADE | ESCOLA | HISTÓRIAS