MEIO AMBIENTE

Iema abre inscrições para Programa de Voluntariado

Iema abre inscrições para Programa de Voluntariado no Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

Em 08/12/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

Os voluntários vão atuar de 30 de janeiro a 24 de fevereiro de 2024. A carga horária é de 30 horas semanais, com previsão de atividades nos fins de semana.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está com inscrições abertas para o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC) para o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, em Alegre. São 4 vagas para atuar no apoio às atividades do parque, como atendimento ao público, comunicação, educação ambiental e proteção. 

Os voluntários vão atuar de 30 de janeiro a 24 de fevereiro de 2024. A carga horária é de 30 horas semanais, com previsão de atividades nos fins de semana. Alguns trabalhos poderão ser realizados em campo, com caminhadas diárias de 2 a 4 quilômetros. Os interessados deverão acessar https://iema.es.gov.br/pvuc-programa-de-voluntariado-em-unidades-de-conservacao, ler o edital com as regras e preencher a ficha de inscrição até 10 de janeiro.

>> Projeto Praias Limpas retira 10 mil litros de lixo em Guarapari

O resultado será divulgado até 13 de janeiro. Os selecionados serão convocados por e-mail para assinatura do termo de adesão ao programa. Podem participar pessoas acima de 18 anos, que estejam cursando ou concluído o Ensino Superior, com alguma experiência em atendimento ao público, sensibilização ambiental, serviços manuais em geral ou comunicação social. Os selecionados, preferencialmente, deverão ter seguro viagem ou seguro de acidentes pessoais ou seguro de vida. Caso não possuam deverão assinar a Declaração de Conhecimento de Risco e Responsabilidade.

O trabalho voluntário não gera vínculo empregatício ou remuneração, conforme a Lei 9.608/1998 e IN 06/14 do Iema. Os voluntários recebem, como contrapartida da unidade de conservação, transporte diários saindo de Alegre até a sede do parque, capacitação sobre a unidade de conservação e atividades que serão realizadas e certificado com carga horária e atividades realizadas, para o voluntário que cumprir, no mínimo, 70% dos dias totais de trabalho previsto e não se ausentar mais do que 3 dias consecutivos sem justificativa.

Serão emprestados aos voluntários os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), quando necessário. O Parque Estadual Cachoeira da Fumaça não tem alojamento, mas os voluntários terão acesso a banheiro com chuveiro e água quente, além de cozinha completa com equipamentos e utensílios para o preparo das refeições.

Mais informações e edital em:

Página do voluntariado: https://iema.es.gov.br/pvuc-programa-de-voluntariado-em-unidades-de-conservacao

Dúvidas e outras informações pelo e-mail pvuciema@gmail.com . (As informações são do Iema)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Projeto Praias Limpas retira 10 mil litros de lixo em Guarapari
Presidente Ricardo Alban inaugura estande da CNI na COP28
VV lança equipamentos sustentáveis de educação ambiental
FUNBIO apoia Aracruz e anuncia recuperação do manguezal
Vila Velha reforça cercamento para preservação da restinga
Linhares realiza obras de manutenção pelo município
Bikes: Vila Velha ganha sistema de bicicletas compartilhadas
Linhares avança nas obras do complexo esportivo e cultural
Prefeitura de Aracruz vai realizar obras em ruas da Barra do Sahy
PMV: Gurigica vai receber novo campo de grama sintética
Viana: Nova Bethânia recebe última ordem para pavimentação

TAGS:
IEMA | INSCRIÇÕES | PROGRAMA | VOLUNTÁRIO | PARQUE ESTADUAL