ECONOMIA NACIONAL

Lula anuncia "carro popular"; mercado espera queda de preços

Lula anuncia hoje (25), o esperado pacote de medidas para trazer de volta "carro popular".

Em 25/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO

As locadoras e consumidores suspendem compras na expectativa de anúncio; medidas para reduzir preços seriam apresentadas em evento na Fiesp, mas agenda foi alterada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia nesta quinta-feira (25), às 10h, o esperado pacote de medidas para trazer de volta ao mercado o que o presidente chamou de "carro popular", na verdade, modelos mais baratos que os atuais, hoje com preços a partir de R$ 69 mil. Nos últimos dias, o mercado de veículos novos, que na primeira quinzena apresentava crescimento em relação a abril, praticamente parou na expectativa de redução de preços.

Grande parte das locadoras, que hoje ficam com 43% das vendas totais de automóveis, deixaram de fazer pedidos. Elas são vistas como importante mercado para modelos mais despojados, procurados principalmente por quem trabalha com aplicativos. Até o segmento de usados teve desaceleração de negócios, pois qualquer eventual mudança nos preços dos novos afeta também os usados, segundo informam dirigentes do setor automotivo.

O anúncio

Lula fará o anúncio em Brasília, ao lado do vice-presidente, Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento (Mdic), pasta que coordenou as discussões com montadoras para o pacote. Na visão de alguns representantes da indústria, as medidas, porém, podem frustrar expectativas.

Antes, o anúncio estava previsto para ser feito na sede da Fiesp, em São Paulo, durante a comemoração do Dia da Indústria. Lula só estará no local às 17h, para o encerramento do evento. Não foi explicado o motivo da mudança na agenda.

Segundo informações de pessoas que participam das discussões, entre as medidas avaliadas — provavelmente nem todas aprovadas — estão redução de impostos como IPI e ICMS, ações para facilitar acesso ao crédito e uso de parte do FGTS como garantia para pagamento de prestações ou como parte do pagamento do carro novo.

A decisão

A decisão do presidente de fazer o anúncio no Palácio do Planalto, e não na Fiesp, fez a entidade mudar sua programação. As presenças de Lula, Alckmin e do ministro Fernando Haddad estavam agendadas para a parte da manhã, mas foram alteradas para o final da tarde.

O único do grupo inicialmente previsto para o evento e que estará o dia toda na sede da Fiesp é o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

São esperadas medidas para toda a indústria, várias delas ligadas a programas do banco de fomento, como redução do custo de funding (financiamento) com remuneração pela TLP (Taxa de Longo Prazo), criação de uma Letra de Crédito para o Desenvolvimento (LCD), linhas de financiamento do BNDES atreladas a outros indicadores, como Selic e dólar. (Estadão Conteúdo)

Leia também:

Fazenda projeta o IPCA de 2023 em 5,58%, e 3,63% em 2024
Indústria vê recuperação das condições atuais em maio
Produção industrial tem alta em 11 de 15 regiões pesquisada
Atividade econômica cresce 2,41% no primeiro trimestre
Número de trabalhadores com mais de 50 anos dobra no país
Governo anuncia mutirão para fiscalizar postos de gasolina
ES tem maior valor médio da Região Sudeste no Bolsa Família
Desemprego é maior entre mulheres e negros, diz IBGE
Postos serão fiscalizados para garantir queda nos preços
Indústria tem queda na produção e no emprego em abril

TAGS:
LULA | ANÚNCIO | EXPECTATIVA | CARRO | POPULAR | REDUÇÃO