MEIO AMBIENTE

Mutirão de plantio de mudas em Vila Velha neste sábado

Vila Velha realizará ação de plantio de mudas nativas no Morro do Moreno, neste sábado.

Em 22/06/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: EV

Serão plantadas mudas das espécies: ipê rosa, ipê amarelo, aroeira, araçaúna e angico, com a ajuda dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente.

Em continuidade às comemorações do Junho Verde, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizará uma ação de plantio de mudas nativas no Monumento Natural Morro do Moreno, neste sábado (25). A atividade se iniciará às 9 horas, com ponto de encontro na Face Sul do Morro do Moreno (entre as ruas João Joaquim da Mota e Xavantes).

Durante a ação, será realizada a limpeza de trilhas e distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica, doadas pelo viveiro municipal. Serão plantadas mudas das espécies: ipê rosa, ipê amarelo, aroeira, araçaúna e angico, com a ajuda dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente.

O secretário de Meio Ambiente Ricardo Klippel Borgo contou que a iniciativa tem como objetivo a conscientização e preservação das áreas verdes do município:

“A ação visa sensibilizar visitantes e moradores da área, que agora é uma Unidade de Conservação de grande importância para o equilíbrio do nosso ecossistema”, destacou.

A atividade é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos, Shopping Boulevard Vila Velha e dos internos do projeto de ressocialização “Plantando o Bem”, da Vara de Execuções Penais de Vila Velha, além da participação de lideranças comunitárias. 

Monumento Natural

Criado em 2021 pela Lei Municipal nº 6.447, a unidade de conservação de proteção integral possui área de 614.018,24 metros quadrados e perímetro de 7.808,94 metros lineares. Está situada às margens da foz da Baía de Vitória, local conhecido popularmente como Morro do Moreno, na Praia da Costa.

Entre os objetivos da unidade de conservação estão: preservar/restaurar recursos da flora e fauna; proteger os recursos hídricos (nascente); proteger a paisagem ou beleza cênica; restringir uso e ocupação em áreas de risco (declividade 30% e 45°); conter a erosão do solo e prevenir e mitigar riscos de deslizamentos de terra e de rocha, através de programas e projetos de recuperação ambiental; propiciar recreação/turismo ecológico/educação ambiental e patrimonial.

Ainda em 2021, foram empossados pela primeira vez os membros do conselho consultivo e deliberativo do Monumento Natural Morro do Moreno (Decreto nº 462/2021), composto por membros da sociedade civil e do poder público. Os conselhos têm a função de garantir a transparência para a gestão das unidades de conservação, além de contribuir para a elaboração e implantação do Plano de Manejo, integração da Unidades às comunidades, setor privado, ONGs e poder público, assim como a outras áreas protegidas do entorno. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Serra encerra Semana do Meio Ambiente com jogos educativos
Serra: Semana do Meio Ambiente aborda Arte de Preservar
CNI debate segurança hídrica e agenda ESG na indústria
Escolas de Linhares celebram Dia Mundial do Meio Ambiente
Simec Cariacica investe em ações de controle ambiental
Cachoeiro divulga ações para a Semana do Meio Ambiente
Alunos participam de plantio do VixFlora na Praça do Papa
Após denúncias, Aracruz resgata mais de 470 guaiamuns
Prefeitura de Guarapari realiza Feira de Educação Ambiental
Nova Venécia promove “1ª Jornada do Meio Ambiente 2022”

TAGS: 
VILA VELHA | MORRO DO MORENO | AÇÃO | MUDAS NATIVAS | PLANTIO