EDUCAÇÃO

Projeto infantil celebra e valoriza arte capixaba em Vitória

Crianças vão realizar uma intervenção urbana em diferentes pontos de Vitória nesta quinta

Em 14/12/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

As crianças irão visitar vários lugares da capital, como o Mangue de Maria Ortiz, a Praia de Camburi, a Assembleia Legislativa e a Secretaria de Educação de Vitória, exibindo sua arte por 30 minutos em cada local.

Nesta quinta-feira (14), crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Reinaldo Ridolfi vai realizar uma intervenção urbana em diferentes pontos de Vitória. A ação é a culminância de um projeto pedagógico que envolveu todas as turmas da unidade de ensino, contando com a participação de 350 crianças, do grupo 3 ao 6. O objetivo principal foi fomentar o apreço pela arte capixaba desde a infância.

As crianças irão visitar vários lugares da capital, como o Mangue de Maria Ortiz, a Praia de Camburi, a Assembleia Legislativa e a Secretaria de Educação de Vitória, exibindo sua arte por 30 minutos em cada local.

>> Prefeitura de Viana promove melhorias nas Escolas Prioritárias

O projeto abrangeu uma série de atividades, desde a análise da obra do artista urbano Breno Góes, mais conhecido como Ficore Kabelera, até a criação das letras que compuseram a palavra "Capixaba", ponto alto do projeto.

A diretora do Cmei, Katia Mançur, destaca a colaboração fundamental das famílias e dos profissionais da unidade de ensino, que doaram caixas de papelão, material que foi essencial na construção da estrutura artística. O uso de durex e cola foi crucial para moldar e dar forma à arte, enquanto a firmeza foi garantida através da aplicação de cola e jornais.

Segundo a professora de Arte do Cmei, Claudineia Rossini, as crianças desempenharam um papel ativo em todas as etapas, desde a elaboração das letras até a aplicação dos jornais para dar solidez à estrutura. Foram realizadas pinturas representativas dos pontos turísticos e da cultura local, refletindo os elementos capixabas ensinados pelas professoras em sala de aula.

"A estrutura, incluindo um coração, foi inteiramente concebida com caixas de papelão, e neste coração foram afixadas as assinaturas de cada criança e funcionário do Cmei", detalhou a professora Claudineia Rossini.

Sob o título "Capixabinhas Arteiros", as crianças convidam toda a comunidade capixaba a interagir com sua obra, inspirada no monumento Vitória 360°, do artista Ficore Kabelera. (Secom/PMV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Prefeitura de Viana promove melhorias nas Escolas Prioritárias
Alunos de Vitória lançam livros sobre inclusão nesta quarta
Prefeitura de Aracruz homenageia os destaques no Saeb
Sedu vai certificar mais dez novas ‘Escolas do Futuro’ em 2024
Sisu passará a ter apenas uma edição a partir de 2024
PMNV comemora resultados do programa de alfabetização
Projeto bilíngue: escola de Vitória lança livro em Libras
Educação estuda fim dos cursos de licenciatura 100% EaD
Uso de dispositivo digital afeta desempenho de alunos

TAGS:
VITÓRIA | INTERVENÇÃO | URBANA | CRIANÇAS | ARTE CAPIXABA