EDUCAÇÃO

PMNV comemora resultados do programa de alfabetização

Prefeitura de Nova Venécia comemora resultados do programa de alfabetização do município

Em 11/12/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMNV

O objetivo da equipe foi apresentar os excelentes resultados das avaliações de fluência em leitura e avaliações objetivas que os alunos do 1º ao 5º anos realizaram durante o ano, com foco nas turmas de 2° ano, pois é nessa etapa que a alfabetização deverá ser consolidada.

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), recebeu a equipe do programa Educar pra Valer (EpV) para o 3º Encontro de Avaliação 2023 e Planejamento 2024, nesta quarta-feira (06).

Além da coordenadora Estadual do EpV, Aleksandra Braga, e da coordenadora Estadual Assistente, Camila Campos, estavam presentes nesse encontro os técnicos dos anos iniciais, campo e cidade, e também as coordenações da educação infantil e dos anos finais, conduzidos pela secretária Municipal de Educação.

>> Projeto bilíngue: escola de Vitória lança livro em Libras

O objetivo da equipe foi apresentar os excelentes resultados das avaliações de fluência em leitura e avaliações objetivas que os alunos do 1º ao 5º anos realizaram durante o ano, com foco nas turmas de 2° ano, pois é nessa etapa que a alfabetização deverá ser consolidada. Além de apresentar os resultados, também foram discutidos os principais eixos que norteiam a gestão, como assessoramento pedagógico, formação e avaliação. Esses eixos precisam ser aplicados tornando-se rotina nas unidades de ensino e desenvolvidos pelos técnicos da Seme e supervisores escolares.

Na quarta, ainda pela manhã, foi apresentada  a avaliação geral das ações de 2023 pelas equipes do EpV e da Seme ao prefeito. A reunião ocorreu no gabinete do chefe do executivo que ficou muito feliz com os encaminhamentos dados pela pasta da Educação.

“O trabalho realizado em Nova Venécia em parceria com o Educar pra Valer, pela Seme, pelas equipes das escolas, diretores, supervisores escolares, professores, secretários, famílias, todos engajados pra fazer uma política educacional de qualidade, obteve esses excelentes resultados. Essa é a educação que a gente espera para o nosso município”, afirmou.

A coordenadora Estadual do EpV, Aleksandra Braga, disse que Nova venécia está de parabéns pelos avanços em tempo recorde.

“A gente observa esse crescimento por meio dos excelentes resultados alcançados”, elogiou.

A professora Juliana Salvador, da EMEF Profª Claudina Barbosa, agradeceu o aprendizado que adquiriu por meio da equipe do Educar para Valer.

“Levarei para a vida toda o aprendizado adquirido por meio do programa”, declarou.

A secretária Municipal de Educação esclareceu que Nova Venécia tem também como parceiro o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), do governo do Estado, e o Epv veio para agregar valor às metas pretendidas pelo município.

“Receber um parceiro com o renome nacional do EpV, trazendo uma devolutiva tão positiva em relação à alfabetização, é uma alegria, pois sabemos que isso é fruto do empenho dos nossos professores. Ocupamos o 2º lugar em alfabetização no estado, todas as escolas avançaram mesmo depois de dois anos de pandemia, realmente temos motivos para comemorar”, enfatizou a gestora. (Secom/PMNV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Projeto bilíngue: escola de Vitória lança livro em Libras
Educação estuda fim dos cursos de licenciatura 100% EaD
Uso de dispositivo digital afeta desempenho de alunos
Portal da Transparência tem ferramenta voltada à Educação
UnB terá processo seletivo para pessoas com mais de 60 anos
Escolas Municipais da Serra terão botão do pânico em 2024
PMV convoca mais 1,3 mil profissionais da educação para 2024
Governo ES vai ofertar vagas em cursos de nível superior
PMM: Secretaria de Educação investe em literatura na escola

TAGS:
NOVA VENÉCIA | RESULTADOS | PROGRAMA | ALFABETIZAÇÃO | EQUIPE