EDUCAÇÃO

PSE orienta sobre alimentação nas escolas de Cariacica

Programa Crescer Saudável leva orientações a todas as escolas da rede municipal de Cariacica

Em 21/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Claudio Postay/PMC

Os pequenos recebem orientações sobre hábitos saudáveis e uma alimentação livre de refrigerantes e comidas fast-food.

A escola é um espaço de ensino e proteção social. E pode ser também um lugar de formação e potencialização de hábitos saudáveis. E com o objetivo de garantir o adequado acompanhamento do crescimento e desenvolvimento na infância, as 121 escolas da rede municipal de ensino de Cariacica contam com o Programa Crescer Saudável (PSE), que é da Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa consiste em um conjunto de ações articuladas, para prevenir, controlar e tratar a obesidade infantil. Estas ações abrangem os cuidados relativos à alimentação e nutrição voltados à promoção e proteção da saúde, diagnóstico e tratamento da obesidade, incentivo à prática corporal e de atividade física e por ações voltadas à mudança de comportamento.


Foto: Claudio Postay/PMC

Em Cariacica o Programa acontece em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação. Cada escola da rede conta com uma Unidade Básica de Saúde de Referência, assim como uma nutricionista para adequar o cardápio para uma alimentação saudável.

"Os professores de educação física desenvolvem atividades coletivas promovendo a prática da atividade esportiva. Também realizamos a  pesagem dos alunos para ver como está o índice de massa corporal (IMC). Começamos essa atividad semana passada", disse Andreia Furtado, gerente de Educação Integrada.

As escolas também trabalham a importância da alimentação saudável com palestras e vídeos educativos. Os pequenos recebem orientações sobre hábitos saudáveis e uma alimentação livre de refrigerantes e comidas fast-food.

“É um programa muito importante, com todas as práticas já promovidas pela Secretaria de Educação, principalmente no que se refere à alimentação balanceada. Todas as nossas refeições possuem o acompanhamento da equipe de nutrição e contam com todos os componentes nutricionais essenciais para cada etapa dos alunos. O projeto em parceria com a Secretaria de Saúde ganha uma abrangência de 100% e isso deve ser encarado como uma vitória, uma vez que a gente busca alinhar as questões de saúde das crianças com a aprendizagem. Quanto mais saudável estiver o nosso aluno, mais ele fica propenso a aprendizagem”, finalizou José Roberto Martins, Secretário de Educação.  (Semco/PMC)

Leia também:

Vitória faz avaliação institucional das 102 unidades de ensino
Divulgada lista de classificados no programa Qualificar ES
Centro Estadual de Anchieta passa se chamar ‘Paulo Freire’
Prefeitura de Cariacica abre matrículas para EJA em 23 escolas
No mês da inclusão, Serra terá Seminário de Educação Especial 
Vitória entre as 4 capitais que mais vacinaram educadores
Escolas podem usar verbas do PDDE para aulas presenciais
MEC estuda a criação da 1ª universidade federal digital
Seme vai inaugurar mais 2 turmas do “Alfabetiza-ação Cariacica”
> ​Projeto Histórias Coloridas na Vila é sucesso em Vila Velha
Fórum de Crianças Cemei Cida Barreto avalia rede municipal

TAGS:
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO | CARIACICA | EDUCAÇÃO | HÁBITOS SAUDÁVEIS | ESCOLAS