DR-ANIMAL

Vitória intensifica vistorias contra maus-tratos de animais

Prefeitura de Vitória intensifica as vistorias contra os maus-tratos e abandono de animais.

Em 07/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

Uma vez constado os maus-tratos/abandono, o animal é recolhido e levado para uma clínica que possa cuidar dele corretamente.

A saúde e bem-estar animal são prioridades em Vitória. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) intensificou as vistorias visando identificar a ocorrência de abandono ou de maus-tratos com cães e gatos.

Em 2021, a Semmam recebeu 785 denúncias de maus-tratos contra animais. Em 2022, foram 1.043 ocorrências, um aumento de 32%. Nesse ano, foram registradas 104 reclamações, a maioria delas de bairros das regiões de São Pedro, Santo Antônio e Maruipe.

Para garantir o bem-estar, o município também promoveu a contração de três médicos veterinários, que realizam as vistorias para análise de denúncias de maus-tratos, e dos critérios de recolhimento dos programas de Acolhimento e Tratamento de Animais em Situações de Risco ou Vítima de Maus-Tratos (Pata Vix) e Vitória da Castração Animal.

Maus-tratos

"Estamos intensificando as vistorias na capital. O abandono de animais domésticos, infelizmente, é uma realidade recorrente e, na maioria das vezes, acontece por uma decisão equivocada em ter um animal" aponta o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.

A subsecretária de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, Cristiane Stem, ressalta que todas as denúncias recebidas são avaliadas e acompanhadas pelos médicos veterinários, que, no primeiro momento oportuniza ao tutor uma série de melhorias e ajustes para garantir o bem-estar do animal.

"As cinco liberdades são observadas no animal: nutricional, sanitária, ambiental, comportamental e psicológica. Decorrido o prazo proposto de ajustes, o médico veterinário enquadra em maus-tratos ou consegue êxito para melhoria de vida dos animaizinhos", aponta.

Programa

Uma vez constado os maus-tratos/abandono, o animal é recolhido e levado para uma clínica que possa cuidar dele corretamente. É aplicada multa e o nome do tutor é informado para as autoridades competentes para as providências cabíveis em lei.

Todos os animais resgatados pelo Programa de Acolhimento e Tratamento de Animais em Situações de Risco ou Vítima de Maus-Tratos (Pata Vix) são tratados, vacinados, vermifugados, castrados e colocados para adoção.

Legislação Vigente

A Lei Municipal n° 8.121/2011, que estabelece normas para a guarda responsável de animais domésticos, trata, em seu primeiro capítulo, de questões relacionadas à proibição do abandono de animais domésticos e/ou domesticados em logradouros públicos ou em áreas particulares, quando desabitadas ou vazias por mais de 48 horas, sendo áreas particulares, residências vazias, desabitadas ou inabitadas; terrenos; fábricas; galpões; e estabelecimentos comerciais. Caso pessoas físicas ou jurídicas incorram em infração, a Prefeitura pode aplicar multa, como consta na legislação vigente.

A Lei de Crimes Ambientais (nº 9605/98) prevê maus-tratos como crime, sendo o abandono uma das formas de maltratar o animal. Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada de um terço a um sexto. 

Em casos de denúncias de abandono de animais, certifique-se da veracidade da situação e ligue para Fala Vitória 156. (Secom/PMV)

Leia também:

Recorde de cão mais velho de todos os tempos é quebrado
8 espécies de animais que podem desaparecer para sempre
Doença do olho seco é comum em cães, mas pouco conhecida
Prefeitura de Linhares oferece mais 600 castrações gratuitas
Vitória amplia oferta de vagas do serviço de castração animal
Viana abre um cadastro para castração gratuita de animais
Mais de 600 botos-cinza são flagrados nadando juntos no RJ
Programa de bem-estar animal de Viana completa 6 meses
Sábado é dia de evento de adoção de animais em Vitória
Mutirão de castração neste sábado em Jabaeté, Vila Velha
Cariacica Castra Legal: novas vagas para castração gratuita

TAGS:
VITÓRIA | VISTORIAS | MAUS-TRATOS | ANIMAIS | ABANDONO