EDUCAÇÃO

Alunos da Serra apresentam crítica social através da cultura

A escola de forma cultural, deu um show de conscientização e solidariedade na última terça

Em 06/07/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sedu

Essa é a proposta do projeto Literatura Central Solidária, que tem o intuito de estimular o engajamento social dos estudantes e também arrecadar doações para as pessoas em situação de rua.

A Emef Antônio Vieira, da rede de ensino da Prefeitura da Serra, de forma cultural, deu um show de conscientização e solidariedade na última terça-feira (05). Os Alunos apresentaram o teatro "Os despejados de José", peça inspirada na obra José de Carlos Drummond e no quadro "Os Despejados", de Portinari. O resultado da adaptação dos dois trabalhos fomentou uma crítica a questões sociais que assolam o país.

Em evento organizado para apresentação do resultado trabalhado em sala de aula, os alunos ainda contribuíram com doações de diversos tipos de vestuários e agasalhos. Essa é a proposta do projeto Literatura Central Solidária, que tem o intuito de estimular o engajamento social dos estudantes e também arrecadar doações para as pessoas em situação de rua.

As turmas do 8º e 9º ano passaram por uma  busca de conhecimento literário para que pudessem criar algo novo e que despertasse a sensibilização do público para temáticas sociais de solidariedade aos que enfrentam dificuldades no dia a dia.

A primeira referência é a obra de Carlos Drummond que ilustra o sentimento de abandono e solidão, remetendo à falta de esperança e sensação de estar perdido com o uso de uma linguagem popular e cenários cotidianos que remetem ao modernista. 

Já a segunda obra usada como referência, o quadro "Os Despejados", de Portinari, completa a ideia criada pelos alunos que usaram o estilo de Portinari onde é abordado em algumas de suas obras um caráter de denúncia com relação às questões sociais do Brasil.

Além da peça teatral, textos de releitura foram criados por eles após estudo de casos de reportagens sobre pessoas em situação de rua. 

O momento contou ainda com a participação de uma assistente social do Serviço Especializado em Abordagem Social e um representante do Movimento de Trabalhadores em Situação de Rua (MTSR), que realizaram uma roda de conversa e coletaram as doações para distribuição de pessoas em situação de rua. 

Fábio Mota, professor de língua portuguesa, explicou a escolha do tema que articulou literatura, arte, cultura e problemas sociais. 

"O projeto literário-cultural buscou potencializar a prática de escrita criativa e de leitura literária nas aulas de língua portuguesa. Tendo como eixo a literatura, os estudantes foram estimulados a construir sentidos sobre a temática "pessoa em situação de rua", assim protagonizar a experimentação do conhecimento por meio do teatro e do engajamento social, frisou". (Secom/PMS)

Leia também:

São Mateus: Projeto MPT na escola visita unidades de ensino
Vitória: escola estimula reuso de água com apoio de alunos
Qualificar ES vai ofertar cursos de formação avançada
Turismo Pedagógico já recebeu 3.757 alunos em 4 meses
Sedu disponibiliza chromebooks aos alunos do Ensino Médio
Vila Velha: ​Crianças aprendem receitas e hábitos saudáveis
Cariacica terá um dos melhores salários de professores do ES
Projeto com estudantes discute história e cultura indígena
Estudantes vão às ruas em caminhada pela paz em Linhares
Aulões do Pré-Enem beneficiam estudantes da Rede Estadual

TAGS:
SERRA | ESCOLA | CONSCIENTIZAÇÃO | CULTURA | SOLIDARIEDADE