POLÍTICA INTERNACIONAL

Biden assegura que EUA "não procuram nova guerra fria"

Presidente norte-americano esteve presente na assembleia geral da ONU, hoje (21) em NY.

Em 21/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © REUTERS/Eduardo Munoz/Direitos reservados

O líder da Casa Branca também assegurou que o seu país regressará plenamente ao acordo sobre o programa nuclear iraniano, caso o Irã "faça o mesmo".

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, assegurou hoje (21), em Nova York, que o país "não procura uma nova guerra fria". 

Numa alusão ao confronto que ocorre com a China, Biden insistiu que "não procura uma nova guerra fria ou um mundo dividido em blocos". Acrescentou que os Estados Unidos: 

"Estão prontos para trabalhar com todas as nações que se comprometam e procurem uma solução pacífica para partilhar os desafios, mesmo que existam intensos desacordos em outros domínios", acrescenta o presidente.

O líder da Casa Branca também assegurou que o seu país regressará plenamente ao acordo sobre o programa nuclear iraniano, caso o Irã "faça o mesmo", e prometeu impedir que Teerã consiga obter a bomba atômica.

"Os Estados Unidos permanecem determinados e prontos para impedir as armas nucleares iranianas", afirmou.

Trabalhamos com os membros permanentes do Conselho de Segurança (França, Reino Unido, Rússia e China), e ainda com a Alemanha.

"Para obter diplomaticamente, com toda a segurança, o regresso do Irã ao Acordo Nuclear", disse, numa referência ao acordo de 2015 chamado Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA), acrescentou.

O presidente norte-americano prometeu ainda aumentar os esforços internacionais para combater a pandemia de covid-19 e as alterações climáticas.Disse que "vai anunciar compromissos adicionais" para aumentar a vacinação nos países menos avançados, durante cúpula virtual que organiza na quarta-feira.

Além disso, Biden se comprometeu a "duplicar de novo" o montante de ajuda dos Estados Unidos aos países mais pobres para enfrentar as alterações climáticas, sem precisar no entanto o valor.

A assembleia geral das Nações Unidas, um dos pontos mais altos para a diplomacia internacional, começou hoje (21) em Nova York, com o discurso do secretário-geral da ONU, António Guterres, na presença de mais de 100 chefes de Estado e de Governo e representações diplomáticas de todos os 193 Estados-membros. (Por RTP)

Leia também:

Brasil quer atrair mais investimentos privados, diz presidentE
Coreia do Norte lança míssil balístico a partir de comboio
EUA, Reino Unido e Austrália fazem pacto para conter China
Biden convoca cúpula com líderes mundiais para debater clima
Estado assina termo com Câmara Portuguesa de Negócios
Biden e Xi conversam para evitar conflito entre EUA e China
Por telefone, Draghi e Xi Jinping discutem G20 e Afeganistão
Autoridades de 26 países alertam para riscos à democracia
Nova Zelândia suspende restrições por covid, exceto Auckland
Nova Zelândia prolonga restrição nacional por foco de covid
Caçaremos vocês e faremos pagar, é o recado de Biden ao EI

TAGS:
ONU | JOE BIDEN | ASSEMBLÉIA GERAL | NOVA YORK | GUERRA FRIA