Conselho dá início a nova política trabalhista em Vitória

Os novos participantes do CMTER, tomaram posse para mandato de três anos (2021-2024).

Em 06/07/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

"A vacinação vai trazer um novo 'normal'. Com certeza, vamos investir muito para a retomada da economia", destacou a vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane.

Com a proposta de marcar o início de uma nova política trabalhista na capital, visando oferecer aos moradores melhor capacitação e formação profissional, tomaram posse, na tarde desta segunda-feira (5), os novos participantes do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda de Vitória (CMTER), para um mandato de três anos (2021-2024).

A vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane, e a secretária municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Neuzinha de Oliveira, presidiram a solenidade e, também, promoveram a reinstalação do órgão, que vai trabalhar para implementar medidas estruturantes na área, como cursos e ações, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e apoio dos novos membros.

"É de suma importância a composição dos conselhos municipais. Esse, por sinal, vem em um momento muito oportuno, porque vivemos uma pandemia. A vacinação vai trazer um novo 'normal'. Com certeza, vamos investir muito para a retomada da economia", destacou a vice-prefeita.

Ela destacou, ainda, que cada conselheiro deve fazer o seu melhor.

"Quando existe uma integração no Conselho, tudo é direcionado para o bem coletivo, que uma instituição sozinha não conseguiria fazer. Façam a representatividade necessária", apontou.

Benefícios

A secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Neuzinha de Oliveira, destacou a importância do CMTER para a sociedade, no sentido de cobrar e propor ações que vão beneficiar o trabalhador.

"Esse é um momento muito especial, porque, com o CMTER, será possível identificar as reais necessidades e potencialidades locais e, assim, traçar diretrizes e prioridades para as políticas públicas de emprego, trabalho e renda em Vitória. Além disso, ter o Conselho vinculado à Semcid traz um novo momento para o resgate das discussões e iniciar novos debates", disse.

Oportunidades

Conselheira e representante do setor público na área da Assistência Social, Cremilda Astorga enfatizou a importância dos diversos setores estarem no Conselho.

"Nosso público são pessoas e nossos munícipes que estão passando por situação de vulnerabilidade por conta da falta de emprego. Aquelas que estão muito mais tempo fora do mercado, com pouca escolaridade, com pouca comprovação de experiência. Agora, temos condições de dar oportunidades, de fato, para essas pessoas".

Solenidade

Além da vice-prefeita e da secretária da Semcid, a solenidade contou com a presença do superintendente Regional do Trabalho, Alcimar Candeias, da representante da Fecomércio, Tatiana Chaffin, e dos secretários municipais de Saúde, Thais Cohen, de Assistência Social, Cintya Schulz, e de Esportes e Lazer, Sandro Parrini.

Também estavam presentes parlamentares e a presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Camila Brandão.

Composição

Formado por representantes do poder público, dos trabalhadores e dos empregadores, o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CMTER) acompanha o desempenho do mercado de trabalho e fornece subsídios para a elaboração de políticas públicas para o fomento ao trabalho e à geração de renda no município.

Entre as atribuições do órgão, estão planejar, debater, deliberar, avaliar, fiscalizar e captar recursos para apoiar a municipalidade na execução da política pública de trabalho, emprego e renda.

Leia também:

Operação Praia Limpa retira lixo das praias e ilhas de Vitoria
Casa do Cidadão tem lista com 8.595 documentos perdidos
Retirada de lixo e educação ambiental em Camburi, sábado (3)
Prefeitura de Vitória acelera a limpeza pública e tapa-buracos
Residencial sustentável vai beneficiar 48 famílias em Vitória
Monumento vai homenagear profissionais da saúde em Vitória
Prefeitura de Vitória realiza operação tapa-buracos na cidade
Orla mais segura: Calçadão de Camburi recebe manutenção
Sinalização horizontal oferece segurança no trânsito de Vitória
Defesa Civil de Vitória abre curso on-line para voluntários
Vitória participa da elaboração de ações de educação ambiental
Superendividamento: Procon de Vitória esclarece sobre a lei
Prefeitura de Serra relança projeto empreendedor Costurarte
Prefeitura de Serra realiza obras que beneficiam setor pesqueiro
Prefeitura e ONGs retiram pedras e liberam Trilha de Furnas
Serra inicia reformas no mercado de peixes de Nova Almeida
Serra: Pedidos de poda de árvores feitos pelo site da prefeitura
Procon de Serra dá dicas de compras do Dia dos Namorados
Prefeitura de Serra amplia sua frota com 16 novos carros
Prefeitura de Serra reabre Arena Jacaraípe nesta segunda (07)
Serra: Reuniões de planejamento da cidade iniciam hoje (07)
Serra: Cidade da Grande Vitória que mais reduziu homicídios
Cursos são parte da rotina dos técnicos da Defesa Civil de Serra
Prefeitura de Serra reabre agenda para cadastro no CadÚnico

TAGS:
PROCON | PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS