EDUCAÇÃO

Estudantes da Rede Municipal de Vitória produzem podcast

Na Emef Marechal Mascarenhas de Moraes professores desenvolvem podcast junto aos alunos.

Em 02/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação Seme/PMV

O primeiro programa gravado foi sobre a importância de cumprir os protocolos de biossegurança estabelecidos nas Unidades de Ensino devido à pandemia da covid-19.

Os temas podem ser os mais diversos possíveis: notícias, música, artes, games, dicas de estudos e muito mais. O podcast é um conteúdo de áudio, gravado, que fica disponível na internet ou em plataformas de streaming e tem como característica possibilitar o ouvinte acessá-lo quando quiser.

A elaboração do roteiro do programa a partir da discussão de um tema relativo ao cotidiano escolar pode ser, também, uma ferramenta de aprendizado para os estudantes.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Mascarenhas de Moraes, em Maria Ortiz, os professores de Língua Portuguesa Marco Antonio Vieira Barreto e Agda Marina Cáo, estão desenvolvendo um podcast na escola, com estudantes do 7º e 8º ano. A atividade é desenvolvida com o suporte da pedagoga Elba Lucia Martins Loures e da coordenadora Rosemary da Costa Mancuso.

“A ideia de criar podcasts surgiu da necessidade do desenvolvimento de ações pedagógicas que pudessem propiciar o uso da imaginação dos estudantes envolvidos e, consequentemente, promover o exercício da leitura e da produção textual, por meio de Atividades Curriculares Diversificadas”, destacou o professor Marco Antonio.

A intenção inicial dos professores é a divulgação apenas nos grupos de Whatsapp das turmas de 1º ao 9º ano da Emef Marechal, conforme o termo de autorização de uso da voz enviada às famílias.

O primeiro programa gravado foi sobre a importância de cumprir os protocolos de biossegurança estabelecidos nas Unidades de Ensino devido à pandemia da covid-19.

Aprendizagem

As oficinas de leitura, produção de textos e podcasts na escola, de acordo com o professor, objetivam a ampliação das possibilidades de conhecimento dos estudantes através de uma aproximação entre os gêneros textuais que circulam na esfera pública e privada e os diversos assuntos que permeiam o ambiente escolar.

As atividades ocorrerão em espaços diversos da escola, de acordo com a disponibilidade e seguindo os protocolos de segurança contra a COVID-19. Devendo-se respeitar as regras de distanciamento social e a limitação de indivíduos por espaço disponível.

“Em dias de gravação de áudio, utilizaremos a sala de Ciências ou outro espaço que possibilite gravar sem muita interferência de ruídos externos. O objetivo é a produção quinzenal de podcasts com fins pedagógicos e temas variados como saúde, educação, esporte, cultura, lazer, literatura, poesia, etc”, contou o professor.

Protagonismo

A criação e difusão de podcasts são formas de variar as práticas de produção da oralidade e da escrita, levando os estudantes envolvidos a encontrar novos sentidos para os assuntos tratados na escola, tornando-a um espaço para aprendizagens coletivas, práticas de cidadania e para a potencialização do protagonismo estudantil, com o uso de diferentes textos e linguagens diversificadas de comunicação. (Secom/PMV)

Leia também:

Serra vai distribuir 110 mil cadernos pedagógicos a estudantes
Faceli abre inscrições para I Simpósio de Direito do Trabalho
Alimentação escolar saudável ensina previne da obesidade
Aluno da Rede Estadual de Vitória participa de projeto da NASA
MEC amplia prazo para matrícula da lista de espera no Fies
Alunos de Vila Velha vão colher vegetais que eles cultivaram
Alunos de Vitória na 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências
Governo anuncia investimentos de R$ 50 milhões nas escolas
Cariacica realiza Projeto de Alfabetização em algumas escolas
Prazo para pedir reaplicação do Encceja 2020 até hoje (27)
Aprender Valor: Linhares inicia a Avaliação de Diagnóstico
Prefeitura de Guarapari anuncia retorno das aulas do berçário
Sedu anuncia mudanças para Novo Ensino Médio Capixaba

TAGS:
SIMPÓSIO | DIREITO | TABALHO | ENCCEJA | EJA | AULAS | PROFESSOR | EDUCAÇÃO | ESCOLAS | ENSINO