TEMAS GERAIS

ONG oferece oficinas de criação artística para pessoas LGBTQIA+

A iniciativa é da Casinha, ONG com atuação na cultura e educação para a população LGBTQIA+.

Em 23/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Inscrições para 100 vagas começam nesta segunda-feira.

Começam nesta segunda-feira (24) as inscrições para a terceira edição do Trapézio Cultural, projeto que visa promover a arte LGBTQIA+. Serão oficinas gratuitas de arte urbana, drag, poesia e ilustração. As oficinas ocorrem em maio e junho nas zonas Norte (Maré e Tijuca), Sul (Rocinha), Oeste (Praça Seca) e no Centro da capital fluminense.

A iniciativa é da Casinha, ONG com atuação na cultura e educação para a população LGBTQIA+ desde 2017.

As inscrições para as oficinas serão disponibilizadas por meio de formulário online. A prioridade será para pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade, sobretudo pessoas trans e pretas. O link será disponibilizado nas redes sociais da Casinha. O Instagram é @casinhaacolhida.

Esta será a primeira edição presencial do Trapézio Cultural. A produção é viabilizada com fomento do FOCA, edital da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro. Segundo a organização, os locais das oficinas foram escolhidos de forma a contemplar públicos de diferentes regiões periféricas da cidade.

A oficina de drag será no Centro de Referência LGBTI+ da Maré, a de Poesia LGBTQIAP+ será realizada na Escola de Música da Rocinha, a oficina de vogue (dança), no Centro Coreográfico da Tijuca. A oficina de arte urbana ocorrerá no Centro Cultural Professora Dyla Sylvia de Sá, Praça Seca. No Museu de Arte do Rio (MAR), acontecerá a oficina de ilustração. As inscrições são para 100 vagas no total, 20 inscritos por oficina.

A coordenadora geral de projetos da ONG, Andrea Pech, celebra a realização da terceira edição do projeto sociocultural. “A Casinha sempre acreditou que a cultura é uma poderosa ferramenta de transformação social. Através da cultura, abrimos um espaço de troca sobre os direitos da comunidade LGBTQIAP+. E o Trapézio vem com esse objetivo, não apenas de proporcionar novos conhecimentos para nossa população atendida, mas também de ser uma plataforma de troca que fomenta a produção da nossa comunidade”, disse ela em nota.

Andrea destacou ainda a importância da realização do Trapézio Cultural em regiões periféricas do Rio e com a participação de oficineiros destes territórios.

“A Casinha, neste e em outros projetos, luta pelo direito à cultura da população LGBTQIAP+ e, por isso, promovemos o acesso dessas pessoas aos espaços de cultura. Ativar os espaços de cultura periféricos e mobilizar agentes locais nesse processo é promover a inclusão no âmbito cultural”, acrescentou. (Por Ana Cristina Campos - da Agência Brasil)

Leia também:

Secretários de Vila Velha são condecorados pelo 38º BI
Vitória intensifica as ações contra o trabalho infantil
EUA: Elton John pede “pé no acelerador” na luta contra a Aids
Ondas de calor recorde matam 15 pessoas na Índia e Tailândia
População da Índia vai superar a da China nos próximos meses
 > Governo mapeia 14 mil áreas com alto risco de deslizamento
Correios reestrutura sua carteira de imóveis abandonados
MST ocupa fazenda utilizada pela Suzano no Espírito Santo
STF publica decisão sobre revisão de toda vida de aposentadorias
Agentes penitenciários anunciam paralisação nesta sexta-feira
> ​Prefeitura lança um novo portal turístico para Vila Velha
Prefeitura de Nova Venécia vai implantar programa Morar Legal

TAGS:
ONG | LGBTQIA+ | CULTURA | EDUCAÇÃO | CASINHA