EDUCAÇÃO

Prefeitura de Vila Velha lança o projeto Tutoria Pedagógica

Os profissionais da educação estão participam de formações para novas metodologias.

Em 25/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

O Projeto envolve cinquenta e nove Unidades Municipais de Ensino Fundamental.

O desafio de promover uma educação de qualidade, em meio à pandemia da Covid-19, no qual afetou diretamente a educação no cenário mundial, trouxe à tona a necessidade de repensar o ensino no formato online, seja híbrido ou remoto, de forma inovadora. Diante dessa realidade, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Subsecretaria Pedagógica, desenvolveu o Projeto Tutoria Pedagógica.

O Projeto envolve cinquenta e nove Unidades Municipais de Ensino Fundamental e tem como objetivo aumentar as possibilidades de aprendizagem e promover ações pedagógicas para a superação das dificuldades acentuadas e desenvolvidas durante o ensino não presencial. Os profissionais da educação estão participando de formações para aprender novas metodologias e serão orientados a utilizar as tecnologias, como livros paradidáticos (semiestruturados) e literários, aplicativos gratuitos, conteúdo de vídeo-aulas, lives pedagógicas e gamificação, dentre outros, para o desenvolvimento das aulas, no sentido de ressignificar os espaços educativos.

Acompanhamentos

No contraturno serão desenvolvidos acompanhamentos pedagógicos em Língua Portuguesa e Matemática, com recursos tecnológicos e materiais diversificados, estimulando a interação dos alunos, atividades nos campos de arte e cultura, esporte e lazer, tecnologia e robótica; e sustentabilidade para os alunos do Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano), a partir do segundo semestre de 2021. As atividades irão proporcionar a melhora do rendimento, do desempenho dos estudantes, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e a melhora da concentração.

O Tutoria Pedagógica visa, além da melhoria da qualidade de ensino, cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), do Plano Municipal de Educação (PME) e o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), respeitando a autonomia e a realidade de cada unidade escolar e do seu público-alvo.

Carga horária

As escolas ofertarão 15h de atividades complementares por semana, distribuídas nas disciplinas e em atividades diversificadas de forma totalmente virtual na plataforma de ensino municipal “Escola tá ON”, Google Classroom (Google Sala de Aula) e nos demais meios digitais. Para os alunos que não possuem internet, serão disponibilizados materiais educacionais estruturados, para o acompanhamento em dias e horários marcados previamente, seguindo os protocolos de enfrentamento à Covid-19. 

As escolas aplicarão, ainda, uma Avaliação Diagnóstica antes do início das atividades, visando direcionar o planejamento e também uma Avaliação Final do Projeto, a fim de detectar se os estudantes atenderam as expectativas e os objetivos propostos pela Secretaria de Educação e Unidades Escolares.

Segundo a Subsecretária Pedagógica, Jocilene Gadioli, o Tutoria Pedagógica é a resposta que a Secretaria dá para as dificuldades geradas pela pandemia nas aprendizagens dos nossos alunos:

“Precisamos não somente recuperar o que a pandemia dificultou, mas também avançar e dinamizar a aprendizagem do município como um todo. A parceria com a família vai ser fundamental para o sucesso do projeto. A mediação pedagógica especializada é o caminho para avançar na educação do município”, disse. (Com informações de Semco)

Leia também:

Vila Velha é pioneira em brinquedos adaptados e inclusivos
Alunos do 6º/9º ano Fundamental voltam às salas de aula
Guarda Municipal de Vitória recebe mais seis novos veículos
Moradores de Vitória pedem consciência no descarte do lixo
Pré-candidatos a diretores de escola têm live sobre gestão
Vitória entrega novos cartões do AME nesta sexta-feira (21)
Parque Moscoso recebe cuidados para o conforto do público
Prefeitura de Vitória entrega novas casas no bairro Conquista
Parque Moscoso celebra 109 anos com atrações, beleza e história
Casa Porto reabre as portas após 14 meses e traz exposição

TAGS:
PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS | IPVA | GOVERNO