TEMAS GERAIS

Seminário debate violência sexual contra crianças de Aracruz

Em 13 de julho será celebrado o 31º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Em 08/07/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Diário do Nordeste

A iniciativa é uma ação do Agente do Bem, movimento promovido pela Portocel com a parceria da Childhood Brasil, e vai reunir representantes do setor público e privado.

No dia 13 de julho, quando se celebra o 31º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Portocel e a Childhood Brasil promoverão um webinário (seminário na web) para abordar a proteção da criança e do adolescente. Em parceria com a Childhood Brasil, Portocel é protagonista do Agente do Bem, movimento que propõe ações de prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. O Webinário Agente do Bem também tem a parceria da Prefeitura de Aracruz,  primeiro município do Espírito Santo a contar com uma lei de prevenção  e enfrentamento a esse tipo de violência.

Publicada em 25 de setembro/20 no Diário Oficial dos Municípios do Espírito Santo, a Lei n.º 4.325 apresenta diretrizes para elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes, Fluxos e Protocolos de Atendimento. O plano foi elaborado com a participação ativa da Portocel, da Childhood Brasil – instituição que se dedica à proteção de crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual – e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracruz (CMDCA). O documento, que apresenta diretrizes para o período 2020-2030, foi entregue à Prefeitura de Aracruz para nortear as ações do município no atendimento às crianças, adolescentes e respectivas famílias em situação de violência.

O Webinário Agente do Bem é uma oportunidade para debater sobre os encaminhamentos do tema no município. A Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, os Centros de Referência Especializados em Assistência Social e os Conselhos Tutelares são os canais por onde geralmente chegam as informações sobre a prática de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, e todos estão envolvidos no seminário na web.

Multiplicadores

Ao desenvolver o Agente do Bem, o objetivo de Portocel é, além de contribuir para ampliar a conscientização sobre o assunto, oferecer ferramentas para prevenir e enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes no município de Aracruz. “Apoiamos essa causa porque entendemos que precisamos cuidar de nossas crianças e adolescentes. Uma de nossas iniciativas é a capacitação da rede de proteção do município e a formação de multiplicadores que ajudam a fortalecer a conscientização e estimular as pessoas a denunciarem práticas abusivas”, ressalta Alexandre Billot Mori, gerente geral de Operações Portuárias de Portocel.

Junto a suas equipes, Portocel já qualificou mais de 30 multiplicadores que atuam na disseminação dos princípios do movimento Agente do Bem. Com o apoio da gestão municipal e dos órgãos da sociedade civil que se dedicam ao tema, a expectativa da empresa é criar um ambiente favorável à proteção de crianças e adolescentes no município de Aracruz, que pode até vir a se tornar referência no trato do assunto.

O prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, considera muito importante o município ser o primeiro a ter uma lei para tratar das violências contra crianças e adolescentes.

“Essa é uma questão séria, principalmente pelo fato de termos empresas que atraem uma população flutuante que vem ao município a trabalho. Sem uma política forte, é possível que existam focos para a exploração sexual de crianças e adolescentes. Precisamos de toda proteção possível para que o direito da infância e da adolescência sejam garantidos com humanidade e dignidade. Esperamos que essa parceria consiga proporcionar isso”, destaca o prefeito.

O Webinário Agente do Bem contará com três painéis. O primeiro deles vai abordar O Agente do Bem e o movimento para a proteção de crianças e adolescentes contra violência sexual. O segundo painel será sobre Os desafios e os avanços da Lei 13.431/17 (que estabelece o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violências). E o terceiro painel será sobre Proteção da infância e o investimento social privado. A  programação completa pode ser conferida no site www.portocel.com.br.

Childhood Brasil

A Childhood Brasil é uma organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation, instituição internacional criada em 1999 pela Rainha Silvia, da Suécia. O seu foco de atuação é a proteção da infância e adolescência contra o abuso e a exploração sexual. A organização se tornou referência no país pois já desenvolveu e apoiou projetos que vêm transformando a realidade da infância brasileira vulnerável à violência, dando visibilidade e dimensão ao problema, implantando soluções efetivas adotadas por setores empresariais, serviços públicos e educando a sociedade em geral. Para mais informações, acesse o site: www.childhood.org.br  (Por Benahia Figueiredo - P6)

Leia também:

24 pessoas ainda estão desaparecidas em Atami, no Japão
Vale inicia remoção de rejeitos da barragens em Nova Lima
Ao menos 29 mortos em queda de avião militar nas Filipinas
Nenhum município capixaba em Risco Alto para a civid-19
Municípios de Vitória e Serra estão em Risco Baixo para covid
Ministro de Minas e Energia descarta racionamento de energia
Rede de Líderes da Sefaz é case de sucesso em Fórum da União
Inverno começou nesta segunda-feira no Hemisfério Sul
Manifestantes vão às ruas do Brasil em atos contra Bolsonaro
Brasil ultrapassa sombria marca de 500 mil mortos por covid
Logística reversa: Como reciclar sem onerar cadeia produtiva
Já são 82,4 milhões número de pessoas forçadas a se deslocar
Projeto Maria da Penha vai à Feira chegará em Maria Ortiz
Vitória convoca 112 profissionais para reforçar a Educação
Prefeitura de Vitória amplia os postos para a coleta seletiva
Vitória conscientiza sobre violência contra as pessoas idosas
Reta da Penha recebe novos controladores de fluxo de veículos
Procon de Vitória inicia Mutirão de Dívidas com 471 atendidos
Covid: Vitória abre mais 6.700 vagas para pessoas com 45 anos
Vitória abre mais 9.500 vagas para vacinação contra a covid
Vitória celebra 224 mil doses de vacina aplicadas contra covid
Vitória inicia 3ª etapa da vacinação contra a gripe amanhã (09)
Prefeitura entrega nova escadaria da Basílica Santo Antônio
Em Vitória, um estudante com 103 anos está na sala de aula
Pazolini visita obras de saneamento e lazer na Poligonal 1
Prefeitura de Vitória instala novos refletores no Caramuru
Mata Atlântica: Parque da Fonte Grande tem novos mirantes

TAGS:
SEMINÁRIO | PARQUE | SEVIÇOS | CRIANÇAS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS