EDUCAÇÃO

Nova Venécia fortalece ações de segurança nas escolas

Prefeitura de Nova Venécia conta com a parceria entre o município e o 2º Batalhão da PM.

Em 15/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMNV

De acordo com o Decreto Municipal Nº 18.444/2023, fica proibida a entrada de pessoas estranhas ao ambiente escolar.

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última sexta-feira (10), se reuniu com os diretores escolares para tratar de assuntos relacionados ao Decreto Municipal Nº 18.444/2023, que regulamenta a entrada e circulação de pessoas estranhas ao ambiente escolar.

A reunião aconteceu de forma virtual e contou com a participação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, dos diretores e coordenadores das escolas municipais, os quais foram orientados sobre os procedimentos de segurança a serem seguidos pelas unidades de ensino. 

De acordo com o Decreto Municipal Nº 18.444/2023, fica proibida a entrada de pessoas estranhas ao ambiente escolar. Aos professores e estudantes é permitido o acesso dentro do seu turno escolar, e aos servidores, em exercício profissional, daquela escola, dentro da sua jornada de trabalho. 

Quanto ao visitante, que desejar adentrar no estabelecimento de ensino, deverá apresentar documento com foto e especificar o objetivo e necessidade de sua entrada na escola, caso seja autorizada, será acompanhado por um profissional da unidade de ensino, preferencialmente pelo diretor, coordenador ou supervisor escolar daquele turno. Caso a solicitação não possa ser atendida internamente, e estiver condicionada à autorização prévia da direção da escola ou da Secretaria  Municipal de Educação, o visitante deverá retornar em dia e horário marcados.

Além do estudo do decreto municipal, foram apresentados dados sobre as escolas que já possuem equipamentos de segurança instalados e funcionando, e traçadas ações para continuidade ao Plano de Ação da Seme em relação às aquisições de itens de segurança para alcançar 100% das escolas.

Segundo a secretária Municipal de Educação, o levantamento feito pela equipe da Seme apontou que 34,5% das escolas da rede já possuem equipamentos de segurança. 

“As escolas que ainda não possuem esses dispositivos de segurança foram orientadas sobre a utilização dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o que torna mais célere todo o processo. Por meio dos Conselhos de Escola, as aquisições podem ser feitas de forma gradativa”, afirma a gestora.

A Prefeitura de Nova Venécia conta ainda com a parceria firmada desde o ano de 2022 entre o município e o 2º Batalhão da Polícia Militar, que visa traçar estratégias para combater qualquer tipo de desordem. A ronda policial feita nos horários de entrada e saída dos alunos das 59 unidades de ensino, entre campo e cidade, fortalece a segurança dos mais de 7 mil alunos, bem como dos servidores.

Segundo o Tenente-Coronel Mario Marcelo Dal Col, desde 2021, o comando da Polícia Militar tem feito reuniões com a Secretaria Municipal de Educação a fim de reforçar a segurança nas escolas do município de Nova Venécia.

“Foram várias reuniões  com a participação do prefeito, da secretária de Educação em que foram discutidos assuntos relativos à entrada e à saída de alunos, à venda de entorpecentes em frente às escolas, aos riscos de qualquer tipo de atentado ou de alguma ameaça às escolas municipais. Desde então, algumas medidas foram tomadas para que a gente pudesse ter um ano letivo tranquilo.

"Em 2023, iniciamos com os pontos base das viaturas no horário de entrada das escolas, no horário de saída, no horário de recreio e com as visitas tranquilizadoras. Graças a esse trabalho conjunto, esperamos que não tenha nenhuma intercorrência mais grave. Novas medidas poderão ser tomadas conforme formos avançando nas discussões. A da segurança das escolas precisa ser feita a várias mãos juntas: Prefeitura, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, famílias e profissionais” declarou o Oficial. (Secom/PMNV)

Leia também:

Polo UAB de Vitória oferece 35 vagas em pós-graduação
> ​Jaburuna contará com nova UMEI para atender 208 crianças
Nova Venécia abre vagas para aulas de Instrumentos Musicais
Estudantes de Cachoeiro participam de curso de Libras
Especialistas pedem revogação do novo ensino médio
Escolas de Anchieta são destaque em avaliação de qualidade
> ​Vila Velha oferta curso para empreendedorismo feminino
Prefeitura de Vitória nomeia 80 profissionais para a Educação
Prefeitura de Anchieta vai reformar 4 quadras poliesportivas
São Mateus investe no sistema de videomonitoramento
Serra inclui nos projetos de praças, uma área para os pets

TAGS:
NOVA VENÉCIA | AÇÕES | SEGURANÇA | ESCOLAS | POLÍCIA MILITAR