MEIO AMBIENTE

​Vila Velha inicia instalação de placas informativas nas restingas

Prefeitura deu início à implantação de sinalizações educativas para a preservação da restinga

Em 15/01/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

As restingas, isoladas por mourões de eucalipto tratado e cordas de sisal, desempenham um papel crucial na conservação da fauna e flora local, além de servirem como uma barreira natural essencial para a saúde das praias.

A Prefeitura de Vila Velha deu início à implantação de sinalizações educativas para a preservação da restinga ao longo da orla da cidade, totalizando 100 placas. O objetivo é sensibilizar os cidadãos a respeitarem os limites estabelecidos, evitando danos às cordas e mourões que compõem a estrutura de proteção da vegetação. Essa iniciativa conta com o apoio da LSeven Motors.

As restingas, isoladas por mourões de eucalipto tratado e cordas de sisal, desempenham um papel crucial na conservação da fauna e flora local, além de servirem como uma barreira natural essencial para a saúde das praias. A manutenção e instalação das placas, cordas e sisais da orla são realizadas pela secretaria de Serviços Urbanos.

>> Prefeitura de Anchieta adquire veículo de fiscalização ambiental

O Secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, destaca a importância do engajamento da comunidade na manutenção e proteção dessas áreas de restinga.

"Muitos frequentadores danificam as estruturas das cordas, comprometendo a integridade da vegetação nativa. É muito importante que todos contribuam para a preservação, mantendo esses espaços devidamente conservados", enfatiza.

Restingas
 
As restingas são consideradas Áreas de Preservação Permanente (APP), não podendo ser suprimidas ou ocupadas de forma irregular e desordenada. As restingas integram o Bioma Mata Atlântica, e estão presentes em quase todo o litoral brasileiro, assumindo a função de manter o equilíbrio do ecossistema praieiro. Controla o avanço das dunas, evitando que a areia seja levada para ruas e casas e servem de abrigo, proteção e áreas de alimentação para vários animais como guruçás e coruja buraqueira, dentre outros.

Legislação
 
A restinga é protegida pelo Código Florestal, Lei Federal nº 12651/2012 e pela Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/1998, já que é uma Área de Preservação Permanente. Portanto, é proibido destruir ou danificar a vegetação nativa, retirar vegetação e areia, impedir ou dificultar a regeneração natural, provocar incêndio e plantar qualquer tipo de vegetação que não seja nativa. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Prefeitura de Anchieta adquire veículo de fiscalização ambiental
Recuperação da restinga vai evitar erosão na praia de Aracruz
Iema abre inscrições para Programa de Voluntariado
Projeto Praias Limpas retira 10 mil litros de lixo em Guarapari
Presidente Ricardo Alban inaugura estande da CNI na COP28
VV lança equipamentos sustentáveis de educação ambiental
FUNBIO apoia Aracruz e anuncia recuperação do manguezal
Vila Velha reforça cercamento para preservação da restinga
Linhares realiza obras de manutenção pelo município
Bikes: Vila Velha ganha sistema de bicicletas compartilhadas
Linhares avança nas obras do complexo esportivo e cultural

TAGS:
VILA VELHA | INSTALAÇÃO | PLACAS | INFORMATIVAS | PRESERVAÇÃO