EDUCAÇÃO

Vitória: Presença de famílias é destaque em ação pedagógica

A prioridades da equipe é promover ações que fortaleçam o vínculo com a comunidade.

Em 06/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

A unidade de ensino abriu as portas para mães, pais ou responsáveis se fazerem presentes na trajetória escolar de aproximadamente 100 estudantes do 1º ao 4º ano.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Zilda Andrade, que fica no bairro Da Penha, uma das prioridades da equipe pedagógica é promover ações que fortaleçam continuamente o vínculo com a comunidade escolar, trazendo as famílias para dentro da escola, incentivando sua participação na vida escolar dos estudantes. Pensando nisso, a instituição de ensino realizou o "Dia da Família na Escola", um evento que reuniu 150 familiares.

A unidade de ensino abriu as portas para mães, pais ou responsáveis se fazerem presentes na trajetória escolar de aproximadamente 100 estudantes do 1º ao 4º ano. Para isso, foram realizadas aulas expositivas baseadas nas disciplinas de Práticas Experimentais e Projeto de Vida, de forma que os convidados do dia compreendessem um pouco da vivência dos estudantes em sala de aula.

Palestras, danças, músicas e encenações foram protagonizadas pelos estudantes, sempre dialogando a partir de temas como relacionamento familiar, bullying e preconceito, com o objetivo de sensibilizar a comunidade, de forma lúdica, sobre valores e virtudes importantes para potencializar a aprendizagem dos estudantes, além de trazer mais qualidade de vida para todos.

Adelaide Maia, mãe de Guilherme, do 4º ano, aprovou a dinâmica.

"Que tarde maravilhosa! Ver todas as crianças apresentando sobre as práticas da vida foi muito bom. Quero deixar meus agradecimentos para toda a equipe pelo trabalho maravilhoso, pelo envolvimento de todos os professores, pedagogas e diretora. Precisamos de mais momentos assim na escola", afirmou.

Silvania Passos, mãe de Timóteo, também do 4º ano, ficou encantada com o protagonismo exercido pelos estudantes.

"Hoje eu e meu esposo tivemos uma grande oportunidade de estar na escola para participarmos do projeto, e foi tudo muito lindo. Ver as crianças podendo participar diretamente dos eventos, revelando seus grandes talentos foi encantador", destacou.

Famílias participativas

Para a pedagoga Rizeane Santos, a participação efetiva das famílias na trajetória escolar é um fator fundamental para o pleno desenvolvimento dos estudantes, além de ser uma forma de fortalecer vínculos com a escola, o que, segundo ela, faz toda a diferença.

"Com certeza uma família presente e que acompanha, ajuda a melhorar o desenvolvimento pedagógico e comportamental. Sabemos que é um desafio, mas quando conseguem alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança, podem ajudá-la melhor. Já a escola, ao envolver em um diálogo os saberes, contradições, memórias e os valores das famílias e comunidade, reafirma a opção de adotar a perspectiva da educação e crescimento de um ser humano integral", ressaltou. (Secom/PMV)

Leia também:

PMC: Alunos da EJA participam de cursos de gastronomia
Alunos produzem, entrevistam, gravam e editam telejornal
Aracruz: Emef Samoel Costa realizará seu 3º Sarau Cultural
Cariacica vai ter mais três unidades em tempo integral
Escola de Vitória realiza oficina de confecção da boneca
Linhares: escolas terão programação para Dia das Crianças
Escolas de Vitória recebem o projeto "Caravana Holandesa"
Oficinas diversas reforçam vínculo de famílias em Vitória
5º Vem Cantando Cariacica: inscrições prorrogadas até dia 14
Vitória nomeia 88 profissionais para atuar na rede de ensino
Cachoeiro abre inscrições para aulas gratuitas de violão

TAGS:
VITÓRIA | AÇÃO | EQUIPE PEDAGÓGICA | COMUNIDADE | FAMÍLIA