CULTURA

Uma relevante celebração da cultura e da educação em Vitória

Academia Feminina Espírito-santense de Letras (AFESL) celebrou 72 anos nesta quarta (18).

Em 19/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: André Sobral/PMV

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ressaltou a importância da instituição e sua contribuição para a cultura e a educação da capital.

Na tarde de ontem (18) o Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) foi palco de uma importante celebração da cultura e da educação em Vitória: o aniversário de 72 anos da Academia Feminina Espírito-Santanse de Letras (AFESL).

Na ocasião, que contou com a presença do prefeito, Lorenzo Pazolini, do secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno, de várias autoridades estaduais e municipais, de membros da AFESL e também da sociedade civil organizada, a presidente da instituição, Neuza Glória dos Santos, falou sobre a história de garra, coragem e determinação que originou a criação da Academia em 16 de julho de 1949.


“Parabéns à Academia pelos seus 72 anos. Um órgão que nos orgulha e engrandece com a sua atuação" disse o prefeito Lorenzo Pazolini.Foto: André Sobral/PMV

Neuza conta que à casa nasceu pela iniciativa de Judith Leão Castello Ribeiro que, ao candidatar-se a uma cadeira da Academia Espírito-santense de Letras, não foi aceita porque na época, mulheres não podiam fazer parte deste tipo de órgão.

“Nossa missão é valorizar o exercício da Língua Portuguesa no Espírito Santo, a partir de uma ótica feminina, possibilitando o apreço pela leitura e o desenvolvimento de escritoras e leitores nos mais variados estilos literários”, completou.

O prefeito Lorenzo Pazolini parabenizou a AFESL pela atuação e disponibilizou os espaços culturais da capital para que o órgão possa realizar os seus eventos e reuniões, e avaliou positivamente o trabalho que vem sendo realizado à frente da Cultura no município.

“Parabéns à Academia pelos seus 72 anos. Um órgão que nos orgulha e engrandece com a sua atuação. Uma instituição que tanto contribui para a cultura e a educação da nossa cidade. Estamos felizes com o rumo que a Cultura vem tomando em Vitória. Reabrimos espaços, assinamos importantes assinaturas de obras, como aqui no Mucane e na Biblioteca Municipal, e seguiremos trabalhando. Nós temos o compromisso claro de valorização da cultura capixaba, com a arte que emancipa, que abre janelas de oportunidades e principalmente forma cidadãos cada vez mais conscientes dos seus direitos e deveres”, disse o prefeito.

O secretário de Cultura de Vitória, Luciano Gagno, também parabenizou a organização e igualmente se colocou à disposição para abrir as portas dos espaços culturais da secretaria.

“Muito me alegra em ter esse espaço aqui tão bem ocupados com a ocasião que vivemos. Nós agradecemos a vocês por fazerem hoje do Mucane um espaço vivo! Sem trabalhos como esse, este espaço não teria razão de existir. A Academia Feminina Espírito-santense de Letras pode contar com a secretaria municipal de Cultura hoje e sempre”, afirmou Luciano.

Doação

Além da celebração que teve inclusive bolo de aniversário, atrações musicais e recitação de poemas, a biblioteca do Mucane recebeu da AFESL uma importante doação de livros que irá ampliar o seu acervo. Ao todo foram doados ao museu 100 exemplares de obras literárias de diversas escritoras capixabas.

“Esta é uma importante parceria não somente pelo evento em si, pelo que ele significa para a cidade, mas também pelo material que hoje recebemos. É uma satisfação ter esses livros aqui na nossa biblioteca pensando na potencialização desse local enquanto espaço de produção intelectual e também de difusão da produção dessas mulheres no estado do Espírito Santo”, afirmou Thaís Souto Amorim, coordenadora do Mucane.

Nomes ilustres

Fizeram parte da Academia escritoras como Virgínia Tamanini, poetisa e dramaturga, com um atuante discurso em torno da emancipação feminina; Maria Antonieta Tatagiba, a primeira mulher a publicar um livro de poesia no Espírito Santo; e Guilly Furtado Bandeira, primeira capixaba a publicar um livro em 1914, no Rio de Janeiro.

Atividades e Publicações

Com 40 acadêmicas efetivas e 40 acadêmicas correspondentes, a AFESL reúne-se ordinariamente, uma vez por mês. Nessas reuniões há palestras, seguidas, ou não, de debates, apresentados por alguma acadêmica ou convidados especiais.

A instituição literária publica antologias anuais de acordo com os recursos financeiros disponíveis. A última, recém lançada devido à pandemia, “Enlaces Poéticos”, comemorou os 70 anos da Academia em 2019.

Leia também:

Cidade de Serra celebra Dia Nacional do Patrimônio Histórico
Fundação ArcelorMittal abre edital para projetos culturais
Fundeci destina R$ 10 milhões a projetos de inovação
Lorenzo Pazolini entrega obras de reforma do Museu do Negro
Biblioteca de Vitória completa 80 anos com agenda especial
Serra abre edital para eleger membros do Conselho de Cultura
Espetáculos teatrais online para estudantes de Vila Velha
Moradores de Paul, em Vila Velha, ajudam a colorir a cidade
Casagrande visita exposições em espaços culturais em Vitória
Festa de São Pedro de 2021 será virtual e semipresencial
Escritor lança livro Experiências Vol.1 - contos de Lobo Pasolini
Cultura: Cidade de Serra será palco do Festival Danç@ Ai
Festa de São Sebastião e São Benedito vira patrimônio cultural
Aos ​150 anos, Farol Santa Luzia será fechado para restauro
Cultura prorroga edital para contratar instrutores e oficineiros
Escola recebe acervo da literatura africana e afro-brasileira
Filha registra em livro vivências ao lado da mãe com Alzheimer
Núcleo Afro Odomodê divulga agenda de atividades em junho
Livro retrata cotidiano de crianças que precisam trabalhar
Moedas do tempo do Império doadas à Casa da Memória

TAGS:
MUCANE | FESTIVAL | LIVRO | CULTURA | AUXÍLIO | SOLIDARIEDADE | ALIMENTO | SAÚDE