CULTURA

Lorenzo Pazolini entrega obras de reforma do Museu do Negro

Solenidade de entrega das obras de reforma do Mucane foi realizada nesta terça-feira (27).

Em 27/07/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

​As intervenções, para as quais foram investidos R$ 59.465,07, aconteceram em três áreas: no hall de entrada, no auditório e no telhado. 

Na manhã desta terça-feira (27), a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, entregou as obras de reforma do Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane), localizado no Centro.

As intervenções, para as quais foram investidos R$ 59.465,07, aconteceram em três áreas: no hall de entrada, no auditório e no telhado.

Na entrada, houve substituição do forro de gesso, acabamento tipo liso com emassamento, pintura, instalação de pontos elétricos para ligação da cortina de ar e substituição de lâmpadas de LED.

No auditório, foram realizados substituição do forro de gesso, acabamento tipo liso com emassamento, pintura de parede conforme especificação histórica, pintura de portas, instalação de carpete e substituição de lâmpadas de LED.


"Estamos reescrevendo a história da nossa capital. Essa é a razão do nosso cuidado, do nosso zelo com o Mucane", destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. Foto: Jansen Lube/PMV

O telhado e a calha do Mucane passaram por restauração, com aplicação de manta asfáltica, limpeza de calhas e coletores, ligação de dreno no ralo da calha, retirada de forro lambri e instalação de nova calha.

História

"Estamos reescrevendo a história da nossa capital. Queremos valorizar a história de luta de homens e mulheres que tanto contribuíram para a construção do Brasil, do Espírito Santo e de Vitória. Essa é a razão do nosso cuidado, do nosso zelo com o Mucane. Quando o secretário (Luciano Gagno, de Cultura) nos fez essa solicitação, não pensamos duas vezes! Esta é uma ação que repercute em toda a sociedade e no trabalho cultural que aqui é desenvolvido. Tenho a plena convicção de que uma sociedade mais justa e igualitária só se fará a partir desse tipo de realização, valorizando a cultura, a arte, a história e a educação", afirmou o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini.

Para o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno, a realização dessa reforma representa, sobretudo, um movimento de união.

"É a sinalização para a sociedade de que a igualdade é um pilar sobre o qual a nossa gestão se sustenta. Essa intervenção é história, é luta, é conquista e é um direito que, agora, a comunidade volta a desfrutar", disse Luciano Gagno.

Reabertura 

A coordenadora do Mucane, Thaís Souto Amorim, destacou que as obras, que duraram 75 dias, são importantes para que os munícipes possam viver esse tradicional espaço.

"Nesse processo de reabertura gradativa dos espaços culturais, eles precisam estar em condições de receber a população. Aqui realizamos oficinas, exposições, reuniões e movimentos sociais. Com o espaço reformado, podemos cumprir o nosso papel de desenvolver políticas públicas relacionadas aos direitos da população negra vinculados às diversas linguagens culturais e sociais que originam a nossa história", ponderou Thaís.

Funcionamento

Atualmente, o Mucane está com duas exposições em exibição: “Erù-Iyá: movimentos antirracistas”, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e “Paciência de Pescador”, contemplada no edital de seleção de projeto de ocupação do museu, ano 2019/2020, e realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura).

"Além das exposições, retomamos algumas oficinas, como violão, capoeira, percussão e cavaquinho. É importante frisar que temos respeitado o distanciamento social, o uso de máscara e álcool em gel, além de quantidade de alunos por turma. Em salas fechadas, estão autorizados cinco alunos e, no pátio externo, oito alunos por formação", detalhou a coordenadora.

Os horários de visitação são: de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas. Visitas individuais não necessitam de agendamento prévio, porém o fluxo de pessoas é controlado e dividido entre os espaços do museu.

Para pequenos grupos, há necessidade de reserva por meio do e-mail mucane.educativo@gmail.com. 

Leia também:

Biblioteca de Vitória completa 80 anos com agenda especial
Serra abre edital para eleger membros do Conselho de Cultura
Espetáculos teatrais online para estudantes de Vila Velha
Moradores de Paul, em Vila Velha, ajudam a colorir a cidade
Casagrande visita exposições em espaços culturais em Vitória
Festa de São Pedro de 2021 será virtual e semipresencial
Escritor lança livro Experiências Vol.1 - contos de Lobo Pasolini
Cultura: Cidade de Serra será palco do Festival Danç@ Ai
Festa de São Sebastião e São Benedito vira patrimônio cultural
Aos ​150 anos, Farol Santa Luzia será fechado para restauro
Cultura prorroga edital para contratar instrutores e oficineiros
Escola recebe acervo da literatura africana e afro-brasileira
Filha registra em livro vivências ao lado da mãe com Alzheimer
Núcleo Afro Odomodê divulga agenda de atividades em junho
Livro retrata cotidiano de crianças que precisam trabalhar
Moedas do tempo do Império doadas à Casa da Memória
Vila Velha transforma pontos viciados de lixo em belos jardins
Vila Velha abre portas para trabalho formal ou empreendedor
Prefeito de Vila Velha visita obras nos bairros da Região 5
Vila Velha vacinará mais de 10 mil pessoas com Coronavac
Vila Velha entrega Cartão Bolsa Aluno nesta terça-feira (18)
Vila Velha avança no Programa Cidade Empreendedora
Prefeitura vai ajudar instituições que cuidam de crianças
Prefeitura de Vila Velha vai instalar lâmpadas de Led na orla
Vila Velha lança projeto de atenção emocional do professor
Prefeitura retira 30 toneladas de lixo dos canais de Vila Velha

TAGS:
FESTIVAL | BIBLIOTÉCA | ACERVO | LIVRO | CULTURA | AUXÍLIO | SOLIDARIEDADE | ALIMENTO | SAÚDE